M&A

Felippe Pires, ex-sócio da XP, se junta à Veritas para criar 'braço' de M&A

A nova unidade foi criada para aproveitar a onda de novas fusões e aquisições esperada pela Veritas nos próximos anos

Felippe Pires/Veritas - Imagem: divulgação
Felippe Pires/Veritas - Imagem: divulgação

Felippe Pires, ex-sócio da XP, acaba de se juntar a Anderson Timm, sócio fundador da Veritas, para criar um braço de M&A na consultoria. A Veritas tem foco no segmento de assessores de investimentos com escritórios em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Felippe atuou como head de consultoria estratégica (B2B & B2C) na XP por quatro anos. Ele também foi head de Negócios de Varejo e Estratégia Comercial no China Construction Bank (CCB Brasil). Além disso, atuou na KPMG e Accenture, gerenciando a implementação de projetos estratégicos de negócios.

“A expectativa é que nos próximos 18 meses aconteçam 50 transações de M&A no mercado de assessorias de investimento. Hoje existem cerca de 20 mil profissionais, tanto de assessoria quanto de consultoria, e nessas operações de fusões e aquisições, acreditamos que chegarão a 100 mil. Essa é uma profissão que tende a crescer no Brasil, assim como já é um negócio bem difundido lá fora, e deve crescer 5 vezes nos próximos anos, e é nesse cenário que a Veritas M&A estará inserida”, diz Felippe.

De acordo com Felippe, existe alta demanda para que as operações sejam realizadas de forma adequada, com valuation correto, estudo de sinergias entre as operações e tudo mais que envolve deals de M&A. “Métricas e termos comuns para o setor, como boletagem, dificultam a mediação por quem não entende do negócio”, explica o especialista.