A Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) elegeu na noite desta quinta-feira (19) a nova diretoria à frente da entidade, apurou a Finsiders. O presidente será Diego Perez, cofundador da SMU Investimentos, que já fazia parte do grupo de diretores.
Os novos diretores eleitos são Marcelo Martins, da Pay Ventures, atual líder da vertical de pagamentos da associação. Estarão com ele Mariana Bonora, fundadora e CEO da Bart Digital, uma agfintech, e Renan Schaefer, sócio da a55. A nova diretoria ficará pelos próximos dois anos à frente da entidade.
A nova chapa chega para substituir a anterior, formada pelos diretores Bernardo Pascowitch (Yubb), Ingrid Barth (Linker) — que acaba de virar vice-presidente da ABStartups — Mathias Fischer (MeuCâmbio), e Paulo Deitos Filho (CapTable).
Neste ano, a associação está empenhada na comunicação com os órgãos reguladores, principalmente BC e CVM, nas pautas do setor, como open banking, Pix e sandbox regulatório.
Recentemente, a ABFintechs criou uma nova vertical especializada em agronegócio, com o objetivo de fortalecer o debate sobre as fintechs que atuam no setor e fomentar a competitividade por meio da entrada de novos players. Na semana passada, contamos a história da Traive, agfintech que levantou um aporte de R$ 14 milhões liderado pela SP Ventures.
Fundada em 2016, a ABFintechs tem mais de 450 associadas. Mantém no conselho consultivo nomes de peso no setor, como Guilherme Horn, investidor-anjo de diversas startups e hoje diretor de inovação do banco BV.