Mobills prepara expansão Latam para segundo semestre

O Mobills, aplicativo de gestão financeira, está se preparando para alçar novos voos. A fintech criada em Fortaleza (CE) vai começar uma expansão para América Latina a partir do segundo semestre deste ano, conta com exclusividade à Finsiders Carlos Terceiro, cofundador e CEO da empresa. A ideia é iniciar a internacionalização por México e Colômbia, onde o aplicativo já tem usuários cadastrados e assinantes.

Aliás, a presença do Mobills é global. Hoje com mais de 8 milhões de downloads (a empresa não abre o número de clientes ativos), o app já foi baixado em mais de 138 países. Cerca de 20% dos usuários vêm de outros países, sendo a maior parte (12%) da América Latina (principalmente México, Colômbia e Argentina), 5% da América do Norte (EUA, basicamente) e 3% espalhados pelos demais continentes. Já os usuários premium da plataforma no exterior somam 15% da base atual. Além da versão original em português, o app já tem traduções para os idiomas inglês, espanhol, alemão, francês e russo.

Mobills lança clube de benefícios
(Crédito: Reprodução/site)

Segundo Carlos Terceiro, a escolha por iniciar a expansão internacional em México e Colômbia tem a ver não apenas com possuir usuários nesses países, numa base que tem crescido de maneira orgânica nos últimos anos, mas também pela viabilidade técnica em desenvolver um aplicativo que tenha integração com os bancos locais. No Brasil, inclusive, o Mobills tem uma parceria em desenvolvimento de integração bancária com a fintech espanhola Belvo, no Brasil desde o ano passado, conforme adiantou a Finsiders.

O plano de desembarque em outros países latinoamericanos envolve um investimento na criação de um time próprio para essa internacionalização, ou seja, um squad que tocará os negócios lá fora. Além de desenvolvedores, que vão adaptar o produto para as diferentes realidades das nações vizinhas, a fintech prevê contratar um general manager para cada país. Os movimentos de atração de novos profissionais devem começar a partir do segundo trimestre, diz Terceiro.

“Conforme avançar a estratégia, podemos ter time operacional em cada país. Mas por enquanto, a ideia é tocar a operação do Brasil, fazendo a expansão um país por vez.”

Integração bancária e IA

No primeiro semestre, a fintech ficará concentrada em avançar no seu plano de integração bancária (como já fazem seus concorrentes Guiabolso e Olivia) e nas melhorias da plataforma, assim como adoção de inteligência artificial (IA). São projetos que devem demandar investimento de R$ 2 milhões do budget da startup. A expectativa é se conectar com os maiores bancos de varejo tradicionais e os principais bancos digitais ao longo dos seis primeiros meses do ano. Hoje, o aplicativo está integrado ao Nubank (conta e cartão), e a ideia é adicionar os demais bancos gradualmente.

O uso de inteligência artificial (IA) também vai permitir entender melhor o comportamento do usuário, como padrão de consumo, renda e aspectos socioeconômicos. Tanto é que a fintech está prestes a lançar uma nova feature na plataforma que vai fornecer insights para as pessoas de como estão usando o dinheiro, assim como a comparação desse comportamento com usuários de perfil similar.

Na frente de marketplace, a startup vem acelerando o que chama de clube de benefícios, lançado em outubro de 2020, conforme antecipou a Finsiders. Não à toa, a receita recorrente mensal dessa vertical de negócio dobrou em janeiro de 2021, ante o mês anterior. Atualmente, o Mobills tem parcerias com empresas como Banco Pan (conta digital), Méliuz (cartão de crédito), Creditas (crédito), Toro (investimentos) e Acordo Certo (renegociação de dívidas). “Temos focado em melhorar a qualidade da base e das parcerias, e não ampliar o número de parceiros, agregando valor para o cliente em cada segmento.”

Crescimento

Sem investimento externo até hoje, o Mobills sempre gerou lucro e o plano é usar a geração de caixa para financiar o crescimento ao longo de 2021. No ano passado, a empresa viu a receita crescer 52% e a expectativa é dobrar o faturamento em 2021, tanto em assinaturas quanto nos outros modelos de negócios (marketplace e mais um que deve ser criado), diz o empreendedor, sem dar detalhes.

A fintech foi fundada em 2013 por Terceiro e seu irmão David Mosiah, ambos desenvolvedores. O nome Mobills vem da união entre “mobile” e “bills. O aplicativo tem versão gratuita e uma paga, com mais recursos e funcionalidades. No plano anual, a mensalidade sai por menos de R$ 10.