Credit Brasil lança solução de IA para análise de risco; sua fintech já girou R$ 250 mi

A Credit Brasil, gestora com volume de crédito anual de R$ 2 bilhões, acaba de lançar uma ferramenta que usa inteligência artificial para análise de risco e crédito, informou a empresa com exclusividade à Finsiders. A nova solução é voltada para financiadores, como bancos, FIDCs, factorings e securitizadoras e chega ao mercado um mês depois de a empresa ter criado dois novos negócios — a gestora CB Partners e a startup CB Consult.

A nova ferramenta da CB Consult pode ser conectada a várias plataformas de crédito e oferece informações como restritivos, faturamento e endividamento (com uma nota automática atribuída ao cedente), além de sugestões de limites de antecipação de recebívies, tranche e empréstimo ‘clean’, modalidade de crédito sem garantia.

“Acesso a dados, outras empresas de crédito também dão, mas a capacidade de indicar em poucos segundos o quanto de crédito pode ser oferecido com segurança, só a CB Box oferece”, explica Gustavo Catenacci, CEO do grupo Credit Brasil. “Com ela é possível otimizar a área de crédito da empresa.”

A nova solução nasce com um módulo para análise de cedentes, mas terá outros dois — análise de sacados e monitoramento de operações e títulos — que serão lançados no segundo trimestre.

O produto faz parte de um processo de reestruturação que a Credit Brasil começou há dois anos, com o lançamento da fintech Finplace. “Agora temos um espírito mais de startup, criativo, rápido”, comenta Catenacci.

Entre as novidades previstas para os próximos meses também está o desenvolvimento de produtos para pessoas físicas por meio da estruturação de veículos de crédito específicos para atender à demanda de crédito consignado nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). A expectativa é colocar na rua esse novo produto até o fim do primeiro trimestre.

Marketplace

A Finplace, por sua vez, é um marketplace que conecta micro, pequenos e médios negócios que buscam crédito a 231 financiadores. A plataforma, lançada em novembro de 2019, já movimentou mais de R$ 250 milhões. Entre março e dezembro de 2020, o número de clientes saltou de 185 empresas para 1.443.

“Basta uma nota fiscal para transformar um recebimento futuro em capital de giro em minutos, sem a burocracia dos sistemas tradicionais”, diz Felipe Avelar, CEO da startup. Em setembro do ano passado, a empresa também entrou no segmento de contas digitais, com a criação da Finconta.