As contratações para o alto escalão no PicPay continuam. A fintech acaba de anunciar a chegada de Guilherme Telles, ex-número um da Uber no Brasil, para as cadeiras de CMO (marketing) e CSO (strategy). O novo reforço chega na mesma semana em que Rômulo Dias (ex-Cielo e PagSeguro) deixou o cargo de vice-presidente financeiro de RI, após um mês na posição. O executivo alegou motivos pessoais.
Telles, mais conhecido como Gui Telles, foi responsável por trazer a Uber para o Brasil em 2014. Durante a sua liderança, o Brasil se tornou a maior operação da empresa no mundo. Em 2018, ele se mudou para Nova York, onde foi cuidar das operações globais da empresa na frente de micromobilidade (patinetes e bicicletas elétricas).
No ano passado, o executivo saiu da Uber para ser sócio do fundo de venture capital Atlantico, que tem entre os sócios o ex-CEO e cofundador do Peixe Urbano, Julio Vasconcellos. Agora, Teller deixa o dia a dia do fundo, mas continuará como venture partner. “O envolvimento de Telles com o fundo permite que ele se mantenha conectado ao ecossistema de startups e atento às inovações desse universo, fundamental para o PicPay”, diz a fintech em nota à imprensa.
O executivo responderá diretamente ao CEO da empresa, José Antonio Batista, e terá sob a sua gestão duas áreas: growth, responsável pelas estratégias de customer lifetime management, product growth e performance; e marketing.
Não é o primeiro nome que o PicPay traz da Uber. Recentemente, a empresa contratou Fábio Plein, ex-Uber Eats, para a vice-presidência de store. A série de reforços incluem Eduardo Chedid, ex-CEO da Elo, como VP de serviços financeiros; André Cazotto, ex-PagSeguro, para a cadeira de diretor de RI; e Adriano Navarini (ex-SafraPay) como diretor sênior de PJ e aceitação, operação voltada para disseminação do super app entre pequenas, médias e grandes empresas e relacionamento com estabelecimentos comerciais e credenciadoras.
O momento é de expansão acelerada para a maior carteira digital do país, que se prepara para um IPO e já contratou o BTG Pactual para coordenar a oferta, segundo informou recentemente o Pipeline, site de negócios do Valor Econômico. A empresa está perto de 50 milhões de usuários cadastrados — no final de 2020, eram 38,8 milhões.