O mercado de investimentos vive um momento de grande crescimento e ebulição. De um lado, nunca se viu tanta evolução de ‘novos’ investidores em busca de diversificação e auxílio para começar aplicar. Do outro lado, nunca se investiu tanto em aquisição de clientes. Apesar de termos uma indústria extremamente concentrada, também temos um mercado extremamente competitivo e concorrencial.
Em meio à agitação do próprio setor de investimentos, vale lembrar que existe uma data marcada para a abertura da “Caixa de Pandora” de anos e anos de vícios e ineficiências no mercado. Em 15 de dezembro deste ano, é previsto o início da 4ª fase do Open Finance na agenda do Banco Central (BC), na qual estão incluídos os investimentos, além de outros produtos, como seguros e câmbio.
Com essa nova fase, será possível e, com certa facilidade, conhecer e entender como o dinheiro de cada indivíduo é cuidado e remunerado dentre as diversas estratégias (ou ausência destas) de investimento disponíveis em todas as instituições financeiras. Enfim, nos restará a esperança de novos tempos e acesso a cada vez mais pessoas a uma consultoria de investimentos profissional e melhor gestão de seus investimentos.
O momento não poderia ser melhor para o Kokpyt, um consolidador e gerenciador de carteiras de investimentos completo recém-lançado este ano pela wealthtech Allê Invest. A solução se posiciona como ferramenta estratégica para melhor explorar as oportunidades trazidas pelo Open Finance.
Em outras palavras, o Kokpyt ‘antecipa’ o Open Finance permitindo aos seus usuários integrar e automatizar a consolidação de investimentos em diversas instituições financeiras, tais como XP Inc., Easynvest, Nubank, Inter, BTG Pactual, Sofisa Direto e Toro Investimentos, além de consolidar diretamente os investimentos da B3.
“Imagina em poucos segundos conhecer e entender a carteira do cliente junto a um concorrente e propor uma alternativa mais vantajosa, com comparativos e explicativos educativos? Tudo isso online e na conveniência do digital? Sim, já é possível e já tem instituições financeiras preparadas para isso”, aponta Luiz Macedo, CEO da Allê Invest, responsável pelo Kokpyt.
Além de integrar dados, o Kokpyt permite tratar e analisar os dados, gerando insights e oportunidades. Realizar comparação entre carteiras, ofertas mais assertivas, identificação mais coerente do suitability do cliente. Além de identificação de oportunidades — antes não visíveis só com os dados que se conhecia do investidor — passam a ser rotina e insumo para geração de negócios.
“Estamos preparados e somos eficientes dentro da estratégia e realidade do Open Finance”, assegura Gustavo Gomides, CTO da wealthtech. Segundo o especialista e sócio da weathtech Rafael Stockler, que já trabalhou em projetos junto a grandes bancos, “a infraestrutura de tecnologia do Kokpyt segue as melhores práticas das principais instituições financeiras do Brasil, além de seguir a risca a cartilha de cybersecurity”.
“Já fomos auditados e avaliados por diversas instituições financeiras, inclusive das grandes, com sabatinas e testes realizados por times especializados, e aprendemos muito em todo este processo e hoje temos no Kokpyt o mais adequado, respeitando diretrizes de BC, BSM, CVM e outros organismos especializados em melhores práticas”, explica Stockler.
Leia também:
Esta fintech oferece plataforma completa para consultor e assessor de investimentos
Conheça a solução da Kokpyt