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A aquisição orgânica de clientes é um dos propulsores do resultado do will bank. O banco digital divulgou na última segunda-feira (14) as demonstrações financeiras referente ao ano passado. Em 2020, a empresa registrou R$ 549 milhões de receita bruta e lucro líquido de R$ 15 milhões.
Segundo a instituição, aquisição orgânica de clientes e criação de um ‘produto de alta qualidade’ estão entre os motivos para a rentabilidade da operação do will bank. Não à toa, metade dos clientes chega à base de forma orgânica, no famoso e velho marketing boca a boca.
“Muitas fintechs investem grandes quantias em marketing e cashback para aumentar sua base de clientes. Nós criamos um produto tão bom que as pessoas indicam umas para as outras, o que nos torna menos dependente de marketing e contribui com a concentração dos investimentos nos nossos produtos, tecnologia e em pessoas”, diz Ricardo Saad, CFO do will bank.
No ano passado, a empresa manteve seu ritmo de crescimento, com aumento do volume transacionado em 66%, atigindo R$ 4,5 bilhões em operações com cartões. A meta é chegar a 2,5 milhões de clientes com cartão de crédito até o final do ano — atualmente, o banco digital possui 1,6 milhão de clientes.
A fintech pretende lançar um novo aplicativo no 2º semestre e aumentar a oferta de produtos e serviços oferecidos. Serão investidos mais de R$ 65 milhões para a melhora do serviço. Quanto aos colaboradores, o will bank alcançou 870 funcionários da projeção atual que é 1 mil.
Não é novidade que os bancos digitais têm ganhado cada vez mais espaço. Uma recente pesquisa, feita pela fintech Quanto em parceria com a gestora Constellation, deixa nítido esse movimento, que deve ganhar ainda mais relevância com o Open Banking.
A ideia de ter conta numa só instituição financeira parece que vem sendo abandonada. Conforme o levantamento, 75% dos usuários possuem conta em mais de um banco. Sete em cada dez entrevistados têm conta em fintech, e um a cada quatro pessoas mudou de instituição no último ano.
Entre os mais jovens, apenas 27% mantiveram a conta bancária principal por mais de 3 anos — contra 67% do público com mais de 50 anos no mesmo período. Uma outra pesquisa, divulgada recentemente pelo C6 Bank, também apontou essa tendência.
Conta tradicional x conta digital
Apesar de muitos preferirem contas em fintechs por conta de sua praticidade, os clientes mantêm contas bancárias ativas em instituições tradicionais, inclusive sem utilizá-las, apenas para manter o histórico financeiro. O Open Banking pode auxiliar esses clientes que utilizam seus dados para obtenção de crédito ou financiamentos, como 62% dos entrevistados que apesar de preferirem o desempenho e funcionalidades dos bancos digitais, permanecem com suas contas em bancões para que o histórico não se perca.
Na pesquisa, 16 instituições financeiras foram citadas pelos entrevistados. O Nubank se destaca entre os novos entrantes. O o banco digital foi mencionado por 47% dos entrevistados, e 22% utilizam a fintech criada por David Vélez, Cristina Junqueira e Edward Wible como seu banco principal. O Inter é o segundo mais bem posicionado, e 21% dos ouvidos têm conta no banco mineiro — para 6% apenas, é a conta principal.
(Victoria Roberta, com supervisão de Danylo Martins)
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Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor
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