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As fintechs brasileiras não são as únicas da América Latina que estão com tudo. No México, o mercado anda bastante aquecido. Nesta terça-feira (22), foi a vez da Konfío, fintech para PMEs, anunciar uma rodada Série E de US$ 125 milhões. O investimento foi liderado pela LGT Lightrock, fundo global de impacto focado em growth equity que já investiu na Creditas e agora fez seu nono cheque para uma startup Latam.
Participaram do round os atuais investidores, Softbank, Vostok Emerging Finance (VEF), Kaszek, QED Investors e IFC, braço financeiro do Banco Mundial. O fundo Tarsadia Capital também entrou para o captable.
Na Série D, realizada no fim de 2019, a Konfío havia levantado US$ 100 milhões num aporte liderado pelo Softbank. Em setembro do ano passado, a fintech acessou uma linha de financiamento de US$ 58,8 milhões com o BID Invest, braço de investimentos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Com o novo aporte, a Konfío aumenta seu capital dedicado a investimentos em US$ 125 milhões. O objetivo é ampliar o escopo das ofertas em três segmentos: crédito, ferramentas de gestão empresarial e processamento de pagamentos. Além disso, a fintech também mira oportunidades de aquisição de outras empresas de tecnologia que, integradas à sua plataforma, ampliem o valor do ecossistema de produtos ofertados atualmente.
“Em um ano desafiador em que o crédito dos bancos tradicionais caiu mais de 10% em termos reais, graças à tecnologia proprietária da Konfío, conseguimos aumentar nossa carteira de crédito em 20% em 2020. As portas da Konfío têm permanecido e permanecerão abertas a clientes sem histórico conosco, à medida que continuamos no caminho para mais do que dobrar nossa carteira de crédito em 2021. Hoje, nossa oferta de produtos não se limita apenas a crédito, e continuaremos a expandi-la”, explicou David Arana, CEO e fundador da Konfío, em comunicado à imprensa.
Na visão de Marcos Wilson Pereira, managing partner da Lightrock e head de operações na América Latina, apoiar pequenas e médias empresas no México é essencial para um maior bem-estar, e os investidores encontraram na Konfío um foco claro e as capacidades necessárias para apoiar o segmento com uma oferta crescente de serviços inovadores baseados em tecnologia de ponta. “Estamos confiantes de que cada vez mais empresários e investidores verão a Konfío como uma empresa sólida e bem capitalizada, capaz de oferecer oportunidades de crescimento tangíveis, além de inúmeras possibilidades de desenvolvimento em todo o país”, disse, também no comunicado.
Outras fintechs mexicanas levantaram recursos recentemente. No fim de maio, a Clara, de gerenciamento de gastos e cartão de crédito corporativo, fechou uma Série A de US$ 30 milhões, em rodada liderada por Tom Stafford, do DST Global (que investiu na Stake recentemente) com participação de Monashees, Kaszek, Avid Ventures e investidores anteriores como a General Catalyst.
Em abril deste ano, o México atingiu 435 fintechs ativas, segundo o Mapa Fintech MX 2021, da plataforma Finnovation. O número de startups em atuação hoje no país representa quase o dobro em relação a 2019, quando foi realizado o primeiro levantamento. Ao todo, são 13 verticais, com destaque para as categorias de pagamentos e empréstimos (lending), que reúnem a maior quantidade de fintechs, a exemplo do que ocorre no Brasil. O mapa inclui, ainda, verticais como investimentos, neobanks, gestão financeira pessoal, criptomoedas e infraestrutura financeira.
E o potencial de crescimento das fintechs por lá é grande. O México é o segundo maior país da América Latina, com 130 milhões de habitantes e PIB de US$ 1,3 trilhão. Mais de 50% dos mexicanos não têm conta bancária, mais de 30% não têm acesso a nenhum produto financeiro e apenas 31% têm acesso a serviços de crédito. Outro dado relevante: mais de 90% dos pagamentos no México são feitos com dinheiro em espécie, cita a a16z, em relatório recente sobre o boom das fintechs na América Latina.
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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.
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