UM CONTEÚDO ACCREDITO
O desconto de duplicatas é uma opção de crédito acessível a PMEs, e ainda ajuda a negociar prazos com clientes e fornecedores. Contratar a operação de forma digital, sem burocracias, é ainda melhor. Essa opção agora está disponível na ACCREDITO. A fintech é uma instituição financeira (Sociedade de Crédito Direto), portanto, é autorizada pelo Banco Central a realizar operações na plataforma eletrônica.
Nos últimos 12 meses até maio de 2021, as operações de desconto de duplicatas movimentaram R$ 475 bilhões. Ou seja: a alternativa é uma das que mais crescem no país. O saldo estava em R$ 138 bilhões, um crescimento de 43% em 12 meses.
Na prática, a operação de desconto de duplicatas é uma antecipação de recebíveis. Ou seja, a empresa pode usar as notas fiscais eletrônicas que emitiu ao vender a prazo – e obter o dinheiro a vista. Os bancos e fintechs antecipam esses recursos antes da data do vencimento, cobrando juros. Isso permite maior fôlego e liquidez para a empresa.
“Com a aceitação da Nota Fiscal eletrônica, foi possível checar a autenticidade e ‘gravar’ para bloquear o título como garantia de outro empréstimo. Com isso, o desconto de duplicatas tende a ganhar mais credibilidade”, diz o presidente da ACCREDITO, Milton Luiz de Melo Santos.
Vantagens do desconto de duplicatas
O desconto de duplicatas é a modalidade de crédito mais indicada para empresas que precisam de fôlego no curto prazo. Não envolve burocracia nem garantias reais, mas requer controle e organização financeira do fluxo de caixa por parte da empresa.
O risco, para quem antecipa, é ter que honrar o valor da nota adiantada no banco, caso o cliente final não pague. Em compensação, contar com um parceiro financeiro que ofereça desconto de duplicatas, antecipando esses valores, tem vantagens. Ao fazer esses descontos, as pequenas indústrias conseguem manter suas estratégias comerciais de negociação de prazos tanto com fornecedores quanto com clientes.
A ACCREDITO usa a plataforma Central de Registro de Direitos Creditórios (CRDC), da Associação Comercial de São Paulo, para registrar as duplicatas que antecipa. A CRDC dá garantia de lastro à transação comercial e acompanha a vida da duplicata enquanto ela está vigente. Assim, pode observar se houve alguma devolução de nota ou algum desconto dessas duplicatas, por exemplo. Ou seja, é um jeito de assegurar que o valor do título se baseie no lastro.
Quanto custa a operação
Na ACCREDITO, as empresas podem simular desconto de duplicatas com valor de face a partir de R$ 1 mil. Cada cliente pode pedir antecipações até um limite máximo total de R$ 250 mil. As taxas ficam em torno de 1,4% ao mês; a operação é 100% digital e a aprovação é muito rápida.
As empresas podem simular o custo do desconto de duplicatas de uma forma intuitiva na página da ACCREDITO na internet. Para isso, basta alimentar o simulador com as datas de vencimento e os valores das notas.
No exemplo abaixo, lançamos quatro notas, com datas diferentes, e valor total de R$ 17.250,00. Considerando juros, a tarifa de concessão de crédito e o IOF, a empresa receberia líquido a vista R$ 14.759,32.
Depois de simular, o cliente precisará fazer o cadastro para pedir o desconto de duplicatas. Para isso, é preciso apresentar documentos da empresa, como comprovante de endereço, comprovante de dados bancários (contendo informações da razão social da empresa, número do banco, agência e conta corrente da empresa).
É preciso apresentar documentos de todos os sócios para identificação, válidos e oficiais com foto (RG, CNH), e o comprovante de residência (contas de consumo como luz, água, gás, celular, TV por assinatura). Em seguida, a ACCREDITO envia um e-mail informando se o limite de crédito foi aprovado. Se sim, o contrato chega para assinatura on-line. Depois de assinado é só voltar ao aplicativo e incluir os códigos das Notas Fiscais relacionadas para desconto, aguardar a aprovação e o consequente crédito em conta.
A plataforma digital da ACCREDITO funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.