Fintechs

Fintechs só perdem para as retailtechs na preferência dos investidores em julho, segundo Distrito

Denise Ramiro

As retailtechs e as fintechs foram, respectivamente, o destino preferido dos investidores de venture capital em julho de 2021, segundo o relatório Inside Venture Capital, apresentado nesta tarde pelo Distrito, hub de inovação aberta. Do total de US$ 484,4 milhões investidos no período, os dois segmentos abocanharam US$ 366,4 milhões primeiro, sendo que no mês as retails superaram as fintechs, US$ 191,6 milhões ante US$ 174,4 milhões. Os cinco maiores aportes foram para Daki (varejo), as fintechs Blu e will bank, Cobli (logística) e Em Casa (imobiliário)

No semestre, as fintechs dominaram a atração de recursos, somando US$ 2,6 bilhões, seguidas das real estate (US$ 851,4 milhões) e das retail techs (US$ 607,9). “Temos ao menos uma década de crescimento de investimentos em empreendedorismo, tecnologia e inovação”, diz Gustavo Gierun, co-fundador e CEO do Distrito.

Além dos três segmentos, fintechs, retail e real estate, o Distrito vê oportunidades nas áreas de saúde e educação, além de uma tendência que está se consolidando no mundo, ligadas a cyber security. “Ainda se fala pouco, mas a cyber security está correndo por fora, daqui a cinco ou dez anos será uma tendência forte”, diz ele.

Fusões e aquisições

O levantamento também mostra a realização de 134 fusões e aquisições nos primeiros seis meses do ano, 97% superior ao mesmo período de 2020 e 294% maior em relação ao resultado de 2019. O número já se aproxima das 163 transações registradas em todo o ano de 2020. Resultado das movimentações importantes que ocorreram no período. Só no mês de julho, o mercado assistiu a Creditas levar a Minuto Seguro e a Volanty, a Loft assumiu a Cred Pago, a Lojas Renner a Repassa e a PicPay ficou com o Guiabolso.

De acordo com o CEO do Distrito, o crescimento de e-commerce aquece os segmentos de serviços financeiros digitais, alavancados por grandes varejistas como Magalu e Via; e o segmento de logística também vem ganhando corpo na esteira do sucesso do varejo.