Listo, que atende PMEs, levanta R$ 400 milhões em 3ª emissão de FIDC

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A liquidez no mercado financeiro é uma realidade e as fintechs estão surfando como nunca nesse fluxo. Mais um exemplo disso é a Listo, fintech de serviços financeiros voltada para pequenos e médios negócios, que informou nesta terça-feira (5) a captação de R$ 400 milhões por meio de um FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios).

De acordo com comunicado da empresa, o valor será usado para ampliar a operação de desconto de recebíveis de cartão de crédito no Brasil inteiro, que ganha força no país com as novas regras em vigor a partir da Resolução CMN 4.734 de 2019 e da Circular BCB 3.952 de 2019. O montante captado vai financiar a operação da empresa nos próximos três anos.

“Essa é a nossa terceira captação via FIDC e além de reforçar a nossa credibilidade, também consolida nossos produtos e modelo de operação no mercado, é mais combustível para acelerar o nosso crescimento nos próximos anos”, comenta Olavo Cabral Netto, CEO e fundador da Listo, em nota.

Fundada em 2014, a empresa já captou um total de R$ 850 milhões desde 2017. A primeira emissão (FIDC LF I) foi no valor de R$ 50 milhões e a segunda, feita em 2018, no total de R$ 400 milhões.

Nos últimos três anos, a startup — que reúne diversos serviços para lojistas PMEs — incluindo o gerenciamento de cobrança e de caixa dos clientes, diretamente ligado à maquininha de pagamento com cartões, operou mais de R$ 8 bilhões.

“Focamos em ouvir os clientes e criar soluções inovadoras e independentes a partir das demandas que eles nos trazem, por isso investimos constantemente em novas tecnologias”, diz o CEO da fintech, na mesma nota.

A Listo atende mais de 100 mil lojistas em todo o Brasil e atua nos mais variados segmentos, com destaque para o setor automotivo, que representa 80%¨dos seus clientes. De olho na retomada do mercado automotivo, lançou o Listo CDC, que permite ao lojista oferecer crédito direto ao consumidor utilizando o cartão de crédito.

Conforme noticiado pelo Finsiders em setembro do ano passado, esse segmento ajudou a empresa a dobrar o faturamento em 2019, na comparação com 2018.
Mas, durante a pandemia, a empresa sentiu o peso que recaiu principalmente no mundo automotivo e lançou outros produtos para ajudar os clientes a superarem a crise, como a solução Listo2go que combina com máquina móvel, gestão de vendas delivery e conta digital ilimitada.

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Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor

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