[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png” global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” global_colors_info=”{}” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.11.4″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″]
O PicPay divulgou nesta quinta (18) os resultados do terceiro trimestre, reforçando os números da prévia divulgados no início deste mês. Na última linha do balanço, a fintech segue no prejuízo.
No período entre julho e setembro, registrou perdas de R$ 517,1 milhões, aumento de 11,1% na comparação trimestral e mais do que o dobro ano contra ano. Por sua vez, a receita líquida total bateu R$ 317,2 milhões, aumento de 33% no trimestre e 3x maior na comparação anual.
A companhia fechou o período com 59,3 milhões de usuários registrados (isto é, que baixaram o aplicativo e criaram uma conta), aumento de 7% no trimestre. Em outubro, o PicPay já havia ultrapassado a marca de 60 milhões de usuários.
O número de usuários ativos também cresceu em patamares elevados: 56,7% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2020, chegando a 27,9 milhões de clientes. Essa quantidade representa, portanto, menos da metade (46,5%) da base total.
Já os usuários que fizeram ao menos uma transação no terceiro trimestre chegaram a 17,9 milhões, 67% a mais na comparação anual. Os usuários ativos mensais alcançaram 24 milhões no final de setembro deste ano, aumento de 7,6% no trimestre e 92% no comparativo anual. Já os usuários com transações mensais atingiram 14 milhões no período, crescimento de 19,7% no trimestre e 75% ano contra ano.
Engajamento dos clientes
De acordo com o PicPay, o gasto médio por usuário no terceiro trimestre cresceu 80% na comparação anual, para R$ 1,1 mil. O volume total de pagamentos (TPV) no período avançou 77% na comparação anual, para 26,6 bilhões. Se o TPV de setembro for replicado por 12 meses, chega a R$ 114 bilhões.
Dados do terceiro trimestre também indicam que 17,6 milhões de usuários têm saldo em conta, uma alta de 3x em relação ao ano anterior. São R$ 4,8 bilhões depositados no PicPay. Atualizados, os números mostram que o PicPay já ultrapassou R$ 5 bilhões de saldo em carteira, de mais de 18 milhões de usuários.
Além do ‘Mercado PicPay’, estratégia para alavancar a base de clientes do aplicativo, recentemente, a companhia assinou 30 contratos para acelerar a integração de novos vendedores na plataforma, dentre eles Via (dona de Casa Bahia, Extra e Ponto), Multilaser, Cobasi e Polishop.
O PicPay também anunciou alguns parceiros e categorias em expansão, como Uber, Shell Box, iFood e Uber Eats, Netflix, Spotify e Deezer, além de outras funções como cartões-presente, recarga de celular pré-pago, dentre outras.
Super app
Depois de adiar o IPO — que ficou para 2023, o PicPay resolveu se concentrar na expansão da sua plataforma e no crescimento dos negócios, de olho no Open Banking.
Para isso, anunciou a compra do Guiabolso em julho. A operação, de valor não revelado, deixou clara a intenção do aplicativo que nasceu como uma carteira digital, em Vitória (ES), há nove anos: ser protagonista do Open Banking.
“A compra do Guiabolso é a junção de dois ‘challengers’. Quer queira, quer não, temos um DNA de mudar o ‘status quo’. A cultura das empresas também é muito similar, temos o propósito de democratizar pagamentos e crédito”, contou Eduardo Chedid, VP de serviços financeiros do PicPay, em entrevista recente ao Finsiders.
Leia também:
Next alcança 8,3 milhões de clientes e lança marketplace
Banking + marketplace: a receita do Inter para lucrar mais um trimestre
XP tem lucro de R$ 1 bi no trimestre; receita cresce mais de 50%
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off” global_colors_info=”{}”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off” global_colors_info=”{}”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”]
Leia também:
[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″ global_colors_info=”{}”][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Redação” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Redacao-editor.png” title_text=”Redacao-editor” url=”https://www.linkedin.com/company/finsidersbrasil/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” width=”54%” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.9.6″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”55px|||||” global_colors_info=”{}”]
Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]