O BMP, hub de serviços financeiros constituído como uma Sociedade de Credito Direto (SCD), acaba de lançar o Banco do Futuro, “um modelo de incentivo à oferta de crédito e ao aumento do poder de compra e gestão bancária para pessoas e empresas”. A plataforma vai permitir que investidores individuais e empresas não financeiras – inclusive factorings, Empresas Simples de Crédito, securitizadoras ou FIDCs – ofereçam produtos e serviços bancários, como contas digitais e crédito para pessoas físicas e jurídicas com uma estrutura tecnológica e regulatória adequada.
“A plataforma cria canais de distribuição de crédito que hoje os grandes bancos, pelo seu tamanho, não conseguem atender de forma eficiente. Somos uma estrutura robusta, com a segurança necessária que um banco deve ter para se perpetuar no mercado e garantir que as regiões atendidas passem a ter um melhor acesso ao crédito e aos ambientes transacionais de uma conta digital. Nosso papel é trazer inteligência para quem quer entrar no mercado bancário”, diz, em nota, Carlos Eduardo Benitez, CEO da BMP.
Para as empresas, a plataforma deve ajudar a atrair e fidelizar novos clientes e ainda movimentar toda a economia local, ofertando novas linhas de crédito e um ambiente bancário com contas digitais direcionadas para o comércio, a indústria, o agronegócio e pessoas físicas de suas regiões.
Cada produto bancário pode ser utilizado na construção de novos relacionamentos e negócios, como no caso da conta digital Escrow, que pode ser utilizada no controle de garantias de uma operação de capital de giro com duplicatas ou recebíveis de cartões, e na oferta de financiamento de veículos, máquinas e equipamentos que hoje estão nas mãos de instituições financeiras tradicionais.
A BMP é especializado em Banking as a Service (o “banco das fintechs”, como diz seu slogan), e também tem motor de crédito desde 2009 (financiamento de máquinas e equipamentos, veículos leves e pesados, CDC lojista, crédito fumaça para micro e pequenas empresas e consignado privado) se considera a primeira fintech do Brasil: começou a atuar em dezembro de 1999 com o lançamento da Credicarro.com.br, uma plataforma para financiamento de veículos. A fintech tem atualmente 280 parceiros, realiza R$ 15 bilhões em transações bancárias por mês, fecha 700 mil operações de crédito no valor de R$ 1,5 bilhão; atende 86 fintechs, 125 FIDC e securitizadoras, 10 varejistas, e 12 empresas listadas em bolsa.