Nubank vê prejuízo cair em 2020 e receitas atingem R$ 5 bi

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.9.6″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]

O prejuízo líquido do Nubank foi 26% menor no ano passado, ante 2019. No total, o banco digital teve perdas de R$ 230 milhões em 2020, contra R$ 312 milhões no ano anterior. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (18).

Crédito: Instagram/Nubank
Crédito: Instagram/Nubank

A redução das perdas já tinha sido observada no balanço do primeiro semestre, quando a fintech viu o prejuízo líquido cair 32%, para R$ 95 milhões. Como a empresa tem reiterado há algum tempo, operar com prejuízo faz parte da estratégia de crescimento do negócio.

“O prejuízo é uma decisão de negócio. Escolhemos, agora, seguir investindo a margem que geramos em times, serviços e produtos, em vez de já realizar lucro. Podemos gerar lucro a qualquer hora, mas, neste estágio da nossa empresa, queremos seguir crescendo junto com os nossos clientes. Esse modelo é adotado por algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo e tem o apoio dos nossos investidores”, escreveu no blog do banco Guilherme Lago, que assumiu como CFO este ano, no lugar do ex-diretor do Itaú Marcelo Kopel.

As receitas do neobank atingiram R$ 5 bilhões em 2020, um incremento de 79% em relação ao ano anterior. O volume de depósitos dos clientes cresceu 2,6 vezes, para R$ 29,6 bilhões, o maior patamar já alcançado pela fintech.

Já o número de clientes saltou 68% entre 2019 e 2020, chegando a 33 milhões, o que representa uma média de 36 mil novos clientes por dia. Nesta semana, o Nubank ultrapassou 35 milhões de clientes, sendo 21 milhões que possuem o cartão de crédito roxinho e 32,5 milhões, a conta digital.

No balanço de resultados, o banco digital menciona, ainda, que as transações com o cartão de crédito somaram R$ 95 bilhões no ano passado, um avanço de 49% ante 2019. Em volume de crédito concedido por meio do empréstimo pessoal, o Nubank liberou mais de R$ 1 bilhão no ano passado.

A inadimplência que, historicamente é baixa entre os clientes do neobank, caiu mais em 2020. Conforme o banco, o saldo das operações em atraso por 90 dias ou mais representou 3,7% da carteira total, um percentual menor em relação aos 4,4% registrados em 2019.

O ano de 2020 mostra que o Nubank continua crescendo com rapidez e de uma forma saudável: lançamos novos produtos e soluções que atendem cada vez mais brasileiros e nosso resultado operacional fica cada dia melhor.

Vale lembrar que, em 2020, o Nubank fez três aquisições (Easynvest, Cognitect e Plataformatec) e deu início à sua operação na Colômbia. Outro movimento foi a entrada no mercado de seguros, com o lançamento do produto de vida, em parceria com a Chubb. Balanço recém-divulgado pela empresa aponta que o número de seguros ativos passou de 90 mil, com cobertura de mais de R$ 9 bilhões.

Ainda no ano passado, o banco digital levantou US$ 300 milhões e, em janeiro de 2021, recebeu sua rodada Série G de US$ 400 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões), atingindo valuation de US$ 25 bilhões.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Danylo” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Danylo-Martins-Fundador.png” title_text=”Danylo-Martins-Fundador” url=”https://www.linkedin.com/in/danylomartins/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” width=”54%”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”17px|||||”]

Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]