[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.9.6″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]
A Oktoplus, plataforma de gestão de programas de fidelidade, está iniciando uma nova trajetória. O fundador, Bruno Nissental, acaba de recomprar 100% do business dos atuais investidores. A transação, de valor não revelado, foi antecipada com exclusividade ao Finsiders. A Stark Capital assessorou o deal.
A operação envolveu a compra de equity do investidor-anjo Pedro de Paula — filho de Jaime de Paula, fundador da Neoway, que aportou capital no início do negócio, em 2013 — e da participação da CVentures, fundo de venture capital de Florianópolis que tinha feito dois cheques para a startup em 2015 e 2016 (juntos, os aportes somaram R$ 1,7 milhão). Ambos investidores saem do captable, e a empresa passa a ter Nissental como único sócio.
Para viabilizar o negócio, a Oktoplus fechou um contrato de parceria estratégica com uma das maiores bandeiras de cartão de crédito do país (nome não divulgado), com o objetivo de prestar serviços no mercado de “loyalty”. Pelo acordo, a startup vai desenvolver soluções de inteligência de mercado, com precificação em tempo real de passagens aéreas, hospedagem e outros produtos e serviços. A parceria vai gerar à startup um caixa adicional para os próximos 24 meses.
“Além de recomprar 100% da empresa, entregou retorno para os investidores. E a companhia continua sendo um player importante no setor de milhagem, mas com vulnerabilidade reduzida”, assegura Gualtiero Schlichting, coordenador do deal e chief business officer (CBO) da Stark, plataforma digital de M&A que conecta investidores a empresas do middle-market.
Gualtiero se refere à maior crise enfrentada pelo setor aéreo, que afetou diretamente o segmento de milhagens. A Oktoplus, como é de se esperar, não passou incólume pela pandemia. Naturalmente, o fluxo de pessoas viajando diminuiu, o que teve efeitos sobre o acúmulo de milhas.
Não foi a primeira crise enfrentada pela startup. Em 2016, a empresa praticamente faliu, quando percebeu que o modelo de negócio B2C, de se conectar a programas de fidelidade, não ia decolar. “Considero que a Oktoplus quebrou naquele momento”, reconhece Nissental. Metade da equipe enxuta, de 12 pessoas à época, foi demitida e a startup usou o pouco caixa disponível para pagar os funcionários demitidos. Uma situação delicada para um negócio que chegou a ter um valuation de R$ 4 milhões, um ano antes.
Mas uma solução desenvolvida pela startup em 2014 serviria de combustível para o business voltar a andar e, depois, acelerar. Naquele ano, a Oktoplus desenvolveu uma solução de inteligência de mercado para gestores de programa de fidelidade, com precificação em tempo real de passagens aéreas. Foi o primeiro passo dado pela empresa no B2B, agregando uma linha importante de receita.
“Rodamos com um player, e foi suficiente para ganhar fôlego financeiro e conseguir investir no B2C.”
No B2C, a startup construiu um marketplace, em que os usuários poderiam vender os pontos para parceiros conectados à plataforma. “Os parceiros davam preços, segmentando por categorias, tudo online. Digitalizamos o processo de troca de pontos, e ficamos com um fee”, explica Nissental.
De lá pra cá, a plataforma vem crescendo de forma orgânica, sem novos investidores. O aplicativo, por exemplo, tem 510 mil usuários cadastrados que, somados, já conectaram 2 milhões de programas de fidelidade na plataforma — quase quatro programas por usuário. Ao todo, o saldo em pontos desses usuários é de R$ 26,5 bilhões em pontos.
“Pelos estudos que já fizemos, o saldo de R$ 26,5 bilhões representa algo como 8% a 10% de todo o estoque de programas de fidelidade.”
Antes da pandemia, para se ter uma ideia, por mês o fluxo financeiro de venda de pontos era de R$ 3 milhões, diz Nissental. É um volume que representa uma oportunidade para a startup explorar serviços financeiros, começando com uma conta digital. “E quem sabe futuramente se torne crédito que a pessoa possa usar em check-out de e-commerce, por exemplo”, afirma o empreendedor.
A previsão dele é lançar a conta digital no primeiro semestre de 2022. Para isso, a empresa deve buscar parceiro que forneça o core bancário, como plataformas de banking as a service. “Não vamos reinventar a roda, até porque não é nosso core. Nós entendemos de milhagem.”
Um plano mais de curto prazo é o desenvolvimento de um marketplace de cursos no segmento de fidelidade, iniciativa que deve estar no ar nos próximos dois meses, diz o empreendedor. Com essa estratégia, Nissental espera viver dias melhores no negócio que fundou há quase oito anos, depois de trabalhar na Multiplus, na Bradesco Cartões e no Santander.
O deal com a Oktoplus foi a quinta transação fechada pela Stark desde julho do ano passado. Juntas, as operações totalizam R$ 130 milhões. Entre os negócios assessorados pela empresa estão a venda do provedor de internet Outcenter para o fundo americano Acon, em agosto do ano passado. Também naquele mês, a Stark assessorou o aporte de R$ 1 mihão feito pelo VC Invisto na logtech Equilibrium. Outra empresa assessorada pela startup foi a Mais Internet, que adquiriu a Gbit Telecomunicações.
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off”]
Leia também:
[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Danylo” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Danylo-Martins-Fundador.png” title_text=”Danylo-Martins-Fundador” url=”https://www.linkedin.com/in/danylomartins/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” width=”54%”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”17px|||||”]
Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
- Negócios
- Reportagens exclusivas
- aporte
- captação
- fidelidade
- financial services
- fintech
- fintechs
- fusões e aquisições
- loyalty
- M&A
- Oktoplus
- open banking
- operação de M&A
- pequenas empresas
- pequenos empreendedores
- pequenos negócios
- programa de fidelidade
- rodada seed
- seed money
- serviços financeiros
- setor financeiro
- STARK
- startup
- tecnologia
- transformação digital