A Fiserv, empresa americana especializada em soluções de tecnologia de serviços financeiros e de pagamentos, acaba de ser escolhida pela Caixa Econômica Federal como a parceira exclusiva de serviços de adquirência do banco. O negócio foi firmado por meio da Caixa Cartões, subsidiária integral de meios de pagamento da Caixa.
As companhias assinaram um acordo de 20 anos, que permitirá que varejistas brasileiros, clientes da Caixa, tenham acesso a recursos inovadores e aceitem pagamentos por meio da Fiserv. Equipes de ambas as empresas estão trabalhando na implantação integral do projeto, que deve ser concluída em cerca de 90 dias.
A Fiserv suportará tanto transações com cartão presente quanto com cartão não presente, por meio de terminais POS com marca própria da Caixa, além de uma solução completa de gateway de pagamento online, além de uma funcionalidade que permite o uso do celular para aceitar pagamentos por proximidade.
“Temos um forte compromisso com nossos negócios no Brasil e a combinação de nossa tecnologia global e expertise local nos permite oferecer soluções líderes de mercado”, disse em nota Frank Bisignano, CEO da Fiserv. “A Fiserv está orgulhosa por ter sido escolhida pela Caixa Econômica Federal como sua parceira e, ao trazer uma gama de serviços inovadores aos varejistas de todo o Brasil, vai ajudar o banco a valorizar ainda mais a sua reconhecida marca.”
Para Júlio Volpp, CEO da Caixa Cartões, a parceria estratégica é um passo importante para consolidar a empresa no ecossistema de pagamentos, e “para oferecer soluções de pagamentos que atendam às necessidades de empresas e empreendedores brasileiros”, disse na nota.
“Operações bem-sucedidas no negócio de pagamentos, a expertise em processamento de adquirência e o agnosticismo nos posicionam de forma diferenciada no mercado, permitindo-nos avançar ainda em prol do sucesso de clientes como a Caixa Econômica Federal”, afirmou também Edson Nassar, presidente da Fiserv no Brasil.
Presente em 99% dos municípios brasileiros, a Caixa possui a maior rede de agências do país, com mais de 26 mil pontos de atendimento. Hoje, atende 146 milhões de pessoas físicas e jurídicas, e tem mais de 107 milhões de contas digitais abertas no Caixa Tem.
O acordo ocorre num momento de aumento da competição no mercado de adquirência. Essa concorrência é uma das principais forças que estão transformando o setor de pagamentos no Brasil, conforme destacaram Edson Santos e Luis Filipe Cavalcanti, no recém-lançado livro “Payments 4.0: As forças que estão transformando o mercado brasileiro”.
Em 2020, o mercado de cartões no Brasil movimentou R$ 2 trilhões em 2020, com alta de 8% ante 2019, nas contas da Abecs, associação que representa empresas do setor de meios eletrônicos de pagamento. Conforme as projeções da entidade, as compras com cartões de crédito, débito e pré-pago devem ter um incremento entre 18% e 20% em 2021, para R$ 2,38 trilhões. O maior percentual de avanço deve vir dos pré-pagos, que devem movimentar o dobro em relação a 2020.