A pandemia da covid-19 acelerou a busca por produtos e serviços digitais que também são um prato cheio para os fraudadores. Não à toa, o número de tentativas de fraudes envolvendo plataformas e aplicativos de fintechs e bancos digitais aumentou exponencialmente. Nesse cenário, as empresas vêm aprimorando ainda mais os seus sistemas de segurança. É o caso da biometria facial desenvolvida pela unico, primeira IDTech brasileira de soluções de autenticação e proteção de identidade digital, utilizada por este setor.
Ao longo do primeiro semestre deste ano, o unico|check— como é chamada a solução – evitou cerca de R$ 20 bilhões em prejuízos com autenticação por biometria facial em fintechs e bancos digitais e identificou uma fraude a cada 12 segundos. Apenas no mês de junho, o montante foi de R$ 5,6 bilhões em fraudes evitadas para clientes de fintechs.
Para Marcelo Zanelatto, diretor de produtos da unico, o fenômeno das fintechs é um grande facilitador à população, que consegue abrir uma conta bancária em menos de dois minutos. “Porém, os criminosos também estão de olho nesse novo movimento, por isso o grande volume de tentativas de fraudes. É um exemplo prático de como a tecnologia da unico consegue identificar e barrar esses golpes”, explica.
Esses números, preocupantes por óbvio, só reforçam a importância de soluções avançadas de autenticação de identidade. Para se ter uma ideia, a tecnologia da unico tem assertividade de 99,98%, e passa constantemente por testes e atualizações.
“A partir de uma selfie ao vivo, comparamos a imagem com a nossa base e geramos um Score de Autenticação Biométrica com a probabilidade de a pessoa ser ela mesma ou não. Tudo isso em questão de segundos. A biometria facial é a forma mais segura de autenticação, pois leva em consideração os pontos da face, que são únicos”, ressalta Zanelatto.
Há de se lembrar que os métodos de autenticação desenvolvidos pela IDTech seguem a transparência e segurança da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mesmo antes dela entrar em vigor. Em outras palavras, a unico não compartilha dados pessoais armazenados, não realiza vigilância ou qualquer tipo de monitoramento destinado a segurança pública.
Representatividade nacional
A IDTech sabe do que fala. Tanto é que já está presente em mais de 600 empresas em todo o Brasil, incluindo grandes bancos, fintechs, bancos digitais, varejistas, e-commerces, indústrias e operadoras de telecom. Entre os clientes, estão nomes como Banco Original, C6 Bank, Digio, Magazine Luiza, Pernambucanas e B2W, só para citar alguns exemplos.
O negócio tem atraído investidores de peso. No ano passado, o VC Igah Venturesfez um cheque de R$ 40 milhões, no primeiro aporte recebido pela unico. Ainda em 2020, a General Atlantic (GA) e o SoftBank, por meio do SoftBank Latin America Fund, aportaram R$ 580 milhões no negócio.
A empresa vem dobrando de tamanho a cada ano, com crescimento escalado dos produtos, expansão da atuação em M&A e contratações de um time de profissionais que integram a vice-presidência e áreas estratégicas da companhia. Nos cinco primeiros meses deste ano, a unico cresceu 130% em relação ao mesmo período de 2020, seguindo sua trajetória de expansão acelerada. Do último ano até agora, a equipe passou de 180 para 600 colaboradores.
Recentemente, a unico anunciou a contratação de Pâmela Vaiano (ex-99) como Diretora de Comunicação, Marcelo Quintella (ex-Googlecomo VP de Produto e Igor Ripoll (ex-Salesforce e Microsoft)como VP de Vendas e Customer Sucess. O time tem, ainda, Gabriela Onofre (ex-J&J e P&G) como CMO; Guilherme Cervieri (ex-Igah Ventures) como VP de M&A; Fernanda Weiden (ex-Googlee Facebook) como VP de Engenharia; e Nelson Mattos (ex-VP mundial do Google) no conselho de administração. Na unico, as mulheres são 50% dos times e das lideranças.
Da fundação ao pioneirismo em IDTechs no Brasil
Fundada em 2007, ainda como Acesso Digital, por Diego Martins, Paulo Alencastro e Rui Jordão, a unico foi inspirada na Estônia e é pioneira no mercado de IDTechs no Brasil. “A unico nasceu do meu sonho de desburocratizar a vida das pessoas e das empresas; quebrando as barreiras físicas e fazendo com que todos tenham acesso a produtos e serviços digitais com segurança, facilidade e praticidade”, afirma Diego Martins, CEO e fundador da unico.
Conheça a solução da unico