Square + Afterpay: o mundo quer reinventar o crediário, ou BNPL

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A empresa de pagamentos norte-americana Square, do cofundador do Twitter Jack Dorsey, fechou um acordo para comprar a fintech australiana Afterpay, que opera com a modalidade de ‘buy now, pay later’ (conhecido como BNPL).

A Square pagará o equivalente a US$ 29 bilhões (ou 39 bilhões de dólares australianos) para adquirir 100% das ações da Afterpay, divulgaram as empresas na noite de domingo (1º). O fechamento da transação está previsto para o primeiro trimestre de 2022.

“Juntos, podemos conectar melhor nossos ecossistemas de Cash App e ‘sellers’ para oferecer produtos e serviços ainda mais atraentes para comerciantes e consumidores, colocando o poder de volta em suas mãos”, escreveu Dorsey, em comunicado.

A Afterpay se beneficiará, por exemplo, da crescente base da Square, que já soma 70 milhões de clientes ativos no Cash App. Além disso, os consumidores da fintech australiana poderão acessar outros recursos e ferramentas do Cash App, como transferências de dinheiro, compra de bitcoin, entre outros. As oportunidades de sinergia de receita são grandes, dizem as empresas.

Os cofundadores e co-CEOs da Afterpay se juntarão à Square após a conclusão da transação e ajudarão a liderar os respectivos negócios comerciais e de consumo da Afterpay, como parte dos ecossistemas de sellers e Cash App da Square. Com o fechamento da operação, a empresa norte-americana nomeará um diretor da Afterpay como membro do seu conselho.

Mas afinal, o que a transação revela, além de ser um mega deal? O negócio sinaliza o aquecimento da modalidade BNPL mundo afora. Será que os gringos estão descobrindo o bom e velho crediário brasileiro (alô, Casas Bahia!)? Ao todo, existem quase 80 fintechs (mais precisamente 78) explorando soluções de BNPL no mundo , aponta um levantamento feito por Walter de Carvalho Filho — que edita uma newsletter sobre fintechs, com seu nome — e compartilhado com o Finsiders.

Os Estados Unidos lideram o número de startups nesse segmento. No total, são 23 fintechs mapeadas por Walter, excluindo as big techs Amazon e Apple, que têm iniciativas na área. Juntas, as fintechs norte-americanas no setor já levantaram US$ 4,31 bilhões. Fora do território do Tio Sam, o maior destaque é a conhecida Klarna, fintech sueca que já levantou US$ 3,7 bilhões e já vale US$ 45,5 bilhões.

Na América Latina, há alguns players começando a explorar o BNPL. É o caso da colombiana ADDI, que chegou ao Brasil este ano, e levantou recentemente uma Série B de US$ 65 milhões, numa rodada liderada pela Union Square Ventures.

Fundada em Bogotá há três anos por Santiago Suarez, Daniel Vallejo e Elmer Ortega, a fintech já originou mais de US$ 60 milhões em empréstimos no país-sede, onde soma mais de 400 varejistas como clientes. No Brasil, a empresa já caminha para mais de cem varejistas, entre operações on-line e físicas, e está em conversas com grandes players do setor, como contou o diretor-geral, Caio Ribeiro, em conversa recente comigo.

Outro exemplo é a Dinie, fundada em Berlim pelas brasileiras (e leitoras do Finsiders) Suzy Ferreira e Andrea Burattini. Desde que começou a operar, há pouco menos de 18 meses, a fintech já viu sua base de clientes crescer 20 vezes, concedeu mais de 1,5 mil empréstimos e tem cinco plataformas digitais integradas, entre elas, iFood, Elo7 e a uruguaia dLocal (com quem opera o BNPL). Nos próximos meses, a fintech deve divulgar novas parcerias, informou Andrea, em conversa recente que tivemos.

Quem também está apostando no segmento é a Bom Pra Crédito (BPC), que lançou recentemente o que tem chamado de CDC Digital, ou seja, um crédito direto ao consumidor na versão digital, por meio de parceria com diversas instituições financeiras. Sobre esse movimento, você leu no Finsiders quando a fintech divulgou sua entrada nessa área.

O potencial do BNPL é grande. Dados do CB Insights apontam que essa indústria deve crescer de 10 a 15 vezes até 2025, chegando a US$ 1 trilhão em volume ao ano de mercadorias. Gigantes como o PayPal já têm iniciativas nesse sentido, e a Apple está desenvolvendo uma solução de BNPL em conjunto com o banco americano Goldman Sachs, conforme noticiou no mês passado a Bloomberg. A conferir os próximos capítulos do “crediário digital”…

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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

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