Boa Vista conclui aquisição da Konduto e avança em antifraude

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A Boa Vista concluiu a compra da Konduto, empresa de soluções antifraude. Com o closing do deal divulgado em março, no valor de R$ 172 milhões, a empresa amplia a sua oferta de produtos e soluções aos clientes pessoas jurídicas e aos consumidores, contando com uma solução antifraude para atender especialmente e-commerces. No ano passado, por exemplo, a Konduto analisou o risco de mais de 244 milhões de pedidos de compras, evitando prejuízos de R$ 1,3 bilhão em fraude on-line.

A Konduto foi a segunda aquisição feita pela Boa Vista desde que fez seu IPO, em setembro do ano passado. A primeira operação foi a compra de 100% da fintech de renegociação de dívidas Acordo Certo, num deal que pode chegar a R$ 100,6 milhões após a conclusão da operação, conforme cumprimento de metas e outras condições.

“Temos trabalhado para ter mais aquisições este ano. Temos condições de fazer mais outras três ou quatro, ou algumas maiores. Estamos com algumas em discussão, mas a competição agora está mais selvagem”, disse recentemente Lucas Guedes, vice-presidente de negócios da Boa Vista, em entrevista exclusiva ao Finsiders.

Conhecida como um birô de crédito, a Boa Vista está se transformando numa empresa de analytics. Esse movimento começou a se acelerar em setembro último, quando a empresa fez a abertura de capital na B3 e levantou R$ 2,17 bilhões numa oferta parte primária e parte secundária.

Do montante que foi para o caixa da companhia (aproximadamente R$ 1,25 bilhão), 94% serão destinados para aquisições e o restante para reforçar a capacidade analítica, incluindo principalmente o investimento no Centro de Excelência em Analytics (CEA).

Na época em que conversou com o Finsiders, Guedes disse que em M&A interessam negócios na área de analytics, cobrança e marketig service interessam à empresa. Outras áreas no radar são operações de marketplaces de crédito e plataformas antifraude. A visão é sempre de ter serviços B2B ou B2B2C. “Não queremos emprestar dinheiro”, enfatiza Guedes.

De acordo com o executivo, é possível que a companhia faça aquisições transformacionais de empresas grandes com potencial de transformar, de fato, o business da Boa Vista, ou ainda compre startups que “mexam num pedacinho” do negócio. “Podemos usar endividamento para comprar.”

As soluções analíticas da Boa Vista devem avançar ainda mais ao longo deste ano, com integração de dados entre as empresas recém-adquiridas e também a partir de novas informações do Cadastro Positivo. Um passo importante começa a ser dado nesta semana, quando a Boa Vista receberá os primeiros dados de uma operadora de telefonia, disse Guedes.

Fundada em 2010, a partir da desmutualização do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a Boa Vista assumiu as operações da Equifax do Brasil em junho de 2011. Hoje, o negócio tem gestão independente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que atua no negócio por meio do board.

A companhia divulga os números do segundo trimestre no próximo dia 16, após o fechamento do mercado.

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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

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