Brasileiros recorrem mais ao parcelamento de contas, diz pesquisa

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Dá para parcelar em quantas vezes? A frase, comum entre os brasileiros, está ainda mais recorrente. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a renda de muitos brasileiros foi drasticamente alterada. As dificuldades financeiras acarretadas pelo período se devem a vários fatores, como redução de salário, dependência do auxílio emergencial ou até mesmo pelo aumento nos valores das contas de consumo. Com isso, as pessoas passaram a utilizar ainda mais um velho parceiro de compra: o parcelamento.

De acordo com estudo realizado pela fintech RecargaPay, divulgado com exclusividade ao Finsiders, o número de contas parceladas entre maio e julho deste ano aumentou quase 50% em relação ao parcelamento do mesmo período de 2020. Os valores financiados também registraram crescimento superior a 73% em comparação ao ano passado. 

A análise da fintech ainda apontou uma mudança no número de parcelas. Enquanto o número de financiamentos em 3x caiu 14%, os parcelamentos em 12x aumentaram em 15% no período analisado.

“Com valores mais altos, o parcelamento em 12x é uma boa alternativa, já que o cliente pode diluir o pagamento e jogar as despesas para frente”, comenta Renato Camargo, country manager e CMO da RecargaPay.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada no início do mês, o número de endividados em julho era 71,4% do total de consumidores que tinham alguma dívida, um recorde desde 2010, quando o levantamento começou a ser realizado. Comparado a 2020, o índice aumentou 4 pontos percentuais. Um outro dado mostrou que 82,7% do total das famílias endividadas ocorreu por conta do cartão de crédito, outra marca histórica.

Parcelar ganhou o mundo

O parcelamento vem ganhando o mundo, batizado pelos gringos de “buy now, pay later”, o chamado BNPL. Ao todo, existem quase 80 fintechs (mais precisamente 78) explorando soluções como esta em todo o mundo, aponta um levantamento feito por Walter de Carvalho Filho — que edita uma newsletter sobre fintechs, com seu nome — e compartilhado com o Finsiders.

Os Estados Unidos lideram o número de startups nesse segmento. No total, são 23 fintechs mapeadas por Walter, excluindo as big techs Amazon e Apple, que têm iniciativas na área. Juntas, as fintechs norte-americanas no setor já levantaram US$ 4,31 bilhões. Fora do território do Tio Sam, o maior destaque é a conhecida Klarna, fintech sueca que já levantou US$ 3,7 bilhões e já vale US$ 45,5 bilhões.

Recentemente, a empresa de pagamentos norte-americana Square, do cofundador do Twitter Jack Dorsey, fechou um acordo para comprar a fintech australiana Afterpay. Na América Latina, há alguns players começando a explorar o BNPL. É o caso da colombiana ADDI, que chegou ao Brasil este ano, e levantou recentemente uma Série B de US$ 65 milhões, numa rodada liderada pela Union Square Ventures.

Engrossam a fila a Dinie, fundada em Berlim pelas brasileiras Suzy Ferreira e Andrea Burattini. Desde que começou a operar, há pouco menos de 18 meses, a fintech já viu sua base de clientes crescer 20 vezes, concedeu mais de 1,5 mil empréstimos e tem cinco plataformas digitais integradas, entre elas, iFood, Elo7 e a uruguaia dLocal (com quem opera o BNPL). Nos próximos meses, a fintech deve divulgar novas parcerias.

Quem também está apostando no segmento é a Bom Pra Crédito (BPC), que lançou recentemente o que tem chamado de CDC Digital, ou seja, um crédito direto ao consumidor na versão digital, por meio de parceria com diversas instituições financeiras. Sobre esse movimento, você leu no Finsiders quando a fintech divulgou sua entrada nessa área.

O potencial do BNPL é grande. Dados do CB Insights apontam que essa indústria deve crescer de 10 a 15 vezes até 2025, chegando a US$ 1 trilhão em volume ao ano de mercadorias. Um mercado para ficar de olho.

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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

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