Opinião | Tecnologia e inteligência: a fórmula para inclusão financeira

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.9.10″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified”]

Por Sergio Costantini*, exclusivo para o Finsiders

Muitos perguntam se vale a pena e se é viável para o mercado buscar a fatia de desbancarizados e sub-bancarizados mesmo que esse público, em sua maioria, possa ser de baixa renda. A resposta é sim, mas antes de qualquer coisa, vale pensar sobre o que representa esse grupo e qual é a sua realidade. E a tecnologia tem um papel fundamental nisso. 

No mundo, mais de 1,7 bilhão de pessoas não têm conta em banco, como mostra a pesquisa global Disruption Diaries realizada pela Mambu. No Brasil, entre os desbancarizados, 24% acreditam que o acesso aos bancos poderia ser mais fácil, se as instituições tornassem o processo de abertura de conta mais simples. Já 29% dizem que ajudaria se fosse maior a disponibilidade de serviços bancários móveis e baseados na internet. Estamos falando não apenas de inclusão bancária, mas de inclusão digital e tecnologia. Afinal, a digitalização vai além da necessidade, é um pré-requisito para os players do mercado.

Mais de 98% dos brasileiros têm acesso ao 4G e existem no país cerca de 241 milhões de linhas de telefonia celular, mais de uma por habitante, segundo dados do Conexis. Esse acesso ainda é muito desigual: as condições de conectividade, o acesso a aparelhos que suportem esse uso e toda a vulnerabilidade trazida pela informalidade e pelo baixo grau de instrução são aspectos que dificultam o relacionamento com instituições financeiras.

Existem ainda os que acessam o sistema de forma precária. Pesquisa do Instituto Locomotiva identificou 17,7 milhões de brasileiros sub-bancarizados, que se somados aos desbancarizados, podem chegar a 34 milhões de pessoas, o equivalente a 21% da população. Importante lembrar que essa fatia chega a movimenta cerca de R$ 347 bilhões ao ano.

Levar serviços bancários de qualidade e com tecnologia a essas pessoas requer conhecimento sobre o seu comportamento, anseios e necessidades, e depende essencialmente da adoção de tecnologias ágeis, flexíveis e escaláveis capazes de acelerar a transformação digital e reduzir o custo de aquisição de clientes. Encurtar o “time to market” depende dessa combinação. Quem for capaz de reunir esses dois fatores, largará na frente de forma efetiva, rentável e com qualidade para os consumidores, o que é mais importante.

Que fator pode ser tão determinante para que uma empresa esteja apta a colocar um novo produto financeiro devidamente testado e parametrizado na rua em um ano ou em 40 dias? Essa é uma pergunta decisiva. E o quanto podemos desenhar soluções que façam sentido e toquem diretamente o coração dessas pessoas? Tecnologia ‘composable’, em nuvem, e parâmetros bem definidos são a chave do que está se fazendo ao redor do mundo, seja em cenários mais ou menos regulados, seja em países com legislações mais avançadas ou ainda em consolidação. A inclusão bancária é uma discussão multidisciplinar que não se faz sem tecnologia.

No Brasil, a regulação está ajudando, mas o elevado grau de informalidade ainda é uma barreira difícil de transpor. Com inovação, inteligência e ferramentas apropriadas, podemos driblar esse obstáculo e garantir a milhões de pessoas uma bancarização rápida, com credibilidade e segurança.

*Sergio Costantini é diretor-geral da Mambu no Brasil

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Redação” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Redacao-editor.png” title_text=”Redacao-editor” url=”https://www.linkedin.com/company/finsidersbrasil/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” width=”54%”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.6″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”55px|||||”]

Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]