Base de clientes do Inter quase dobra em 2021

O Inter terminou 2021 com 8 milhões de novos clientes, sendo 2,5 milhões conquistados no último trimestre. Desta forma, ultrapassou os 16 milhões esperados para o fechamento do ano, conforme havia sinalizado o diretor de operações do Inter, Ray Chalub, no Investor Day.

Os números constam da prévia operacional divulgada nesta terça-feira (11). A expectativa é que a instituição chegue a 24 milhões em sua base no final deste ano. Para tanto, os esforços devem se intensificar na combinação de todas as suas verticais (banking, shopping, investimentos e seguros). A estratégia da companhia há algum tempo é de super app.

Conforme a prévia, no caso do banking, o Inter superou 679 milhões de transações no Pix em 2021, o que representou 8,5% do market share. Cerca de R$ 270 bilhões foram recebidos ou enviados pelo Inter ao longo do ano passado.

Foram transacionados R$ 14,2 bilhões em cartões no quarto trimestre, um crescimento de 22% na comparação trimestral e quase o dobro do que foi um ano antes. Já o número de cartões utilizados atingiu 5,4 milhões nos últimos três meses de 2021, uma expansão trimestral de 14% e avanço anual de 83%.

Em relação à originação de crédito, houve aumento de 69% em um ano, atingindo R$ 6,1 bilhões no quarto trimestre e fechando 2021, assim, em R$ 20,1 bilhões em 2021, mais que o dobro do acumulado de 2020.

No caso da ainda “menina dos olhos” do Inter, o Inter Shop, o volume total de vendas (GMV), cresceu 201% entre 2020 e 2021, para R$ 3,5 bilhões. A empresa transacionou mais de R$ 1,1 bilhão em GMV somente no quarto trimestre, alta anual de 78% impulsionada pela Black Friday e pelo Natal.

Além disso, conquistou 474 mil novos clientes nos últimos três meses do ano passado, chegando a cerca de 2,7 milhões de clientes ativos.

Outras verticais

No Inter Invest, a plataforma conseguiu atingir 2 milhões de investidores no quarto trimestre. Avanço de 10% na comparação trimestral e de 60% na relação anual. A vertical representa cerca de 12% da base total de clientes. Além disso, a empresa finalizou o ano com 27 ofertas de mercado de Capitais, sendo 11 no último trimestre, totalizando mais de R$ 10 bilhões negociados.

No Inter Seguros, foram registrados 838 mil clientes ativos em carteira, crescimento trimestral de 23% e anual de 229%. Foram 189 mil vendas entre outubro e dezembro (crescimento de 82% em um ano), fechando 2021 em 803 mil vendas, um aumento de 203% contra o registrado em 2020.

Internacionalização

Este ano deve ser bastante movimentado para o Inter, que ainda não desistiu de sua internacionalização.

No último Investor Day, a CFO e diretora de relações com investidores do banco digital, Helena Lopes Caldeira, disse que “de alguma forma, voltamos à estaca zero” no processo para uma reorganização societária que resultaria na listagem de uma nova holding na Nasdaq. Segundo ela, a instituição está fazendo novas reuniões com investidores e stakeholders sobre esse tema.

O Inter já havia comprado a Usend, em agosto, como forma de iniciar essa internacionalização. A fintech criada nos Estados Unidos é especializada na oferta de serviços financeiros e não-financeiros naquele país e conta com mais de 300 mil clientes. A aquisição foi aprovada pelo Banco Central (BC) no final do ano passado.


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