A primeira edição de 2022 do programa de aceleração da Endeavor, o Scale-Up Endeavor, já abriu as inscrições. Companhias dos setores de serviços para grandes empresas, healthtech, agrotech e serviços para pequenas e médias empresas (PMEs) serão o foco desta vez.
Com patrocínio gold da EY Brasil, o programa ocorrerá entre os meses de março e julho e terá novo modelo, ao consolidar as edições regionais àquelas voltadas para verticais de mercado.
De acordo com a Endeavor, a unificação dos programas regionais e verticais em um só permitirá intercâmbio de experiências entre empreendedoras e empreendedores de diferentes regiões do país e que atuam no mesmo segmento ou com modelo de negócio semelhante. Além disso, agora todas as scale-ups poderão se conectar com as empresas parceiras da Endeavor, criando, na visão da organização, oportunidades de geração de novos negócios e ampliação de mercados e serviços.
A expectativa, além de ampliar para demais regiões do país nas próximas edições, é também ajudar no crescimento da diversidade racial e de gênero, contando com uma busca ativa por empresas fundadas ou co-fundadas por mulheres e pessoas negras. O objetivo é alcançar 40% de representatividade de gênero e raça em toda a rede Endeavor até 2025.
No ano passado, o Scale-Up Endeavor acelerou empresas de 15 estados brasileiros. Apenas no primeiro semestre de 2021, o Scale-Up Endeavor apoiou 240 empreendedoras e empreendedores à frente de mais de 124 negócios, tais como Hashdex, Sami, Fleurity, Favo e Turbi. Juntas, as scale-ups aceleradas pretendem faturar R$ 3,4 bilhões até o final do ano e são responsáveis pela manutenção de mais de 11 mil postos de emprego direto.
“Ao final da aceleração esperamos que todos saiam com uma visão de alto impacto ainda maior do que quando chegaram – quem chega satisfeito com um crescimento X é provocado a crescer 10X. Quem chega impactando milhares de pessoas se planeja para escalar o impacto para milhões”, afirma Vinicius Bergamini, gerente de aceleração de negócios da Endeavor, em nota.