De olho nos desafios encontrados pelo mercado de viagens corporativas, a startup mineira Onfly está ampliando a sua atuação na jornada do cliente. A empresa, além de travel tech, se tornou uma fintech, especializada em serviços financeiros para viagens corporativas, e lança, agora, um cartão corporativo para acabar com o reembolso de despesas em viagens. Logo de início, 30 clientes – que já estavam na fila de espera – deverão ser atendidos pelo conjunto de novas soluções.
O cartão corporativo será virtual e físico, a ser utilizado pelos colaboradores das empresas atendidas da Onfly em suas respectivas viagens a trabalho, além de suas atividades do dia-a-dia como despesas de marketing e tecnologia. Isso significa uma solução tecnológica completa de gerenciamento de orçamento e despesas. Com isso, elimina-se a prática do reembolso, pouco cômoda e eficiente, conforme destaca o sócio-fundador da startup, Marcelo Linhares.
“Estamos incorporando às nossas soluções, além da gestão totalmente on-line das viagens corporativas, a prestação de serviços financeiros para nossos clientes. Por anos, como executivo, tive problemas com reembolsos nas empresas que trabalhei. Então decidimos criar o cartão para acabar com esta dor nas empresas. Mantemos nosso foco em digitalização de viagens, mas avançamos na cadeia e queremos agora acabar com os reembolsos. Estes precisam acabar, pois é injusto com o colaborador, que assume papel de banco e financia a empresa. As corporações que se preocupam com o bem-estar dos funcionários precisam urgentemente acabar com isto”, detalha Linhares.
O empreendedor revela que o modelo adotado pela Onfly é inspirado no ‘case’ da norte-americana Divvy, plataforma de gestão financeira que iniciou 2021 alcançando valor de mercado de US$ 1,6 bilhão. De acordo com Marcelo Linhares, não há, no Brasil, empresa com a convergência entre travel tech e fintech.
“É um modelo que une tecnologia, software e cartão corporativo. Sem anuidade. O colaborador realiza seus gastos com a viagem e presta contas apenas com o envio de uma foto dos comprovantes de despesas, com um link que chega via SMS. Isso dá muito mais flexibilidade e eficiência para o time financeiro das empresas”, explica Linhares. “É um passo que estamos dando baseados no nosso propósito, desde a origem da Onfly: democratizar a gestão financeira das viagens e reembolsos, para um maior número de empresas possíveis. E o legal é que com esta solução, aumentamos o mercado endereçável da Onfly, pois conseguimos gerar valor em outras frentes dentro de uma organização, como tecnologia e marketing que precisam fazer pagamentos em cartão de crédito o tempo todo”, complementa.