No dia da estreia da portabilidade dos recebíveis de cartões no país, o Itaú anunciou uma nova ferramenta para reter seus clientes. O banco foi o primeiro, mas não será o único: com um mercado estimado em mais de R$ 2 trilhões, os bancos donos das empresas de maquininhas – o Itaú é dono da Rede – vão perder a exclusividade.
A portabilidade vai permitir que as empresas registrem as faturas a receber das vendas feitas com cartões de qualquer banco em três centrais diferentes – CIP, Cert e TAG – ficando visíveis para todo o sistema. Assim, poderão receber ofertas de crédito por parte de qualquer banco pela antecipação dos seus recebíveis. A portabilidade de recebíveis de cartão foi regulamentada pela Resolução CMN nº 4.734, de 2019, e pela Circular BCB nº 3.952, de 2019.
Em nota, o Itaú informou que o novo Gerenciador Financeiro de Cartões vai permitir que a empresa cliente visualize seu saldo a receber como garantia em mais de uma instituição financeira – inclusive os que estiverem nos concorrentes. A inciativa pretende fidelizar seus clientes e ampliar a carteira de empréstimos nessa modalidade. Com a nova ferramenta, o Itaú também antecipa sua entrada na segunda fase do Open Banking – que começa oficialmente no dia 15.
Por enquanto, a solução está disponível só no app Itaú Empresas no computador – a estreia no app para celulares deve ocorrer ainda este mês. Com ela, o cliente terá uma visão unificada dos valores a receber referentes a todos os pagamentos recebidos por meio de cartões – independentemente das credenciadoras com que trabalham e dos bancos nos quais ocorre o recebimento dos valores. No caso daqueles creditados no Itaú e disponíveis no mercado, será possível visualizar as entradas por mês e por dia – permitindo identificar com facilidade em que período os recebíveis estão concentrados e simplificando a gestão.
“Além de unificar todos os recebíveis do cliente, o Gerenciador vai permitir que ele veja o que está em garantia e o que ainda está livre para contratar crédito, digitalmente. Queremos prestar o melhor serviço a quem recebe por cartões – tanto com essa facilidade quanto com a oferta de crédito mais assertivo e barato, que será possível com a nova regulamentação”, explica André Daré, diretor de produtos para empresas do Itaú Unibanco.
Para reforçar o lançamento da novidade, o Itaú colocou no ar a campanha “Combo Imbatível 0, 1, 2 +”, que reforça alguns dos benefícios oferecidos pelo Itaú Empresas. Segundo o banco, custo zero para o cliente gerir seus recebíveis com facilidade nos canais digitais; a centralização de todas as informações de recebíveis de cartões em um só lugar; a possibilidade de receber o valor das vendas à vista nas maquininhas da Rede em dois dias, sem custos adicionais; e a possibilidade de maior acesso a crédito com base nos recebíveis.
Os clientes PF e PJ que quiserem iniciar a autorização de compartilhamento de dados com o Itaú já pode manifestar essa opção se cadastrando no site do banco por meio do https://www.itau.com.br/open-banking/.