Artigo: O presente e o futuro do Open Banking

Foto: Prateek Katyal/Pexels
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Por Alessandro Buonopane*, exclusivo para o Finsiders
O Open Banking tem se tornado, cada vez mais, uma realidade no mundo e no Brasil. Estabelecido no inรญcio de 2021, este projeto chegou para revolucionar o sistema financeiro no paรญs, gerando benefรญcios para usuรกrios e trazendo, desde a sua idealizaรงรฃo, mudanรงas importantes para o mรฉtodo transacional tradicionalmente adotado.

Sua premissa obriga bancos e credores a compartilharem, face a vontade do cliente, informaรงรตes de clientes entre si para permitir que eles forneรงam aos clientes finais serviรงos mais personalizados, que atendam ร s suas necessidades e condiรงรตes financeiras. A grande mudanรงa de paradigma รฉ que os bancos nรฃo sรฃo proprietรกrios dos seus dados, mas que o CLIENTE seja dono de seus dados. Um cliente tem todo o direito de compartilhar suas prรณprias informaรงรตes para obter uma experiรชncia melhor, trazendo mais concorrรชncia para a mesa.

Nesse โ€˜sistema bancรกrio abertoโ€™, basta ao cidadรฃo compartilhar suas informaรงรตes para que uma instituiรงรฃo tenha conhecimento e faรงa o cadastro de dados do novo cliente. Isso tende a proporcionar maior competiรงรฃo e melhor experiรชncia na utilizaรงรฃo de produtos e serviรงos financeiros, com condiรงรตes e atรฉ tarifas melhores.

O complexo processo de implementaรงรฃo vem sendo adotado em fases, divididas por atribuiรงรตes e com caracterรญsticas e impactos distintos na cadeia do sistema financeiro aberto. Alรฉm de exigirem sigilo, precisรฃo e integridade dos dados compartilhados.

A Fase 1, iniciada em fevereiro do ano passado, serviu para criar o โ€˜ecossistemaโ€™ do Open Banking e estabelecer o compartilhamento padronizado de informaรงรตes e dados abertos das instituiรงรตes financeiras.

Por sua vez, a Fase 2 entrou em operaรงรฃo em agosto e foi a primeira envolvendo o compartilhamento de dados dos clientes em relaรงรฃo aos serviรงos โ€” como contas e cartรตes de crรฉdito โ€“ entre as instituiรงรตes bancรกrias. Futuramente, permitirรก aos clientes o recebimento de ofertas alinhadas ao perfil, histรณrico financeiro e soluรงรตes mais personalizadas.

Jรก a Fase 3, iniciada no final de outubro, marcou a integraรงรฃo de serviรงos e o inรญcio das transaรงรตes de pagamento, como o Pix. Nessa etapa, entraram no circuito tambรฉm as empresas iniciadoras de pagamento.

E a รบltima delas, a Fase 4, que comeรงou no mรชs de dezembro, tambรฉm chamada de Open Finance, marca a transiรงรฃo do รขmbito bancรกrio para o de serviรงos, como seguros, investimentos, cรขmbio e outras frentes.

Alessandro Buonopane, country manager para o Brasil do Grupo GFT (Foto: Divulgaรงรฃo/GFT)
Alessandro Buonopane, country manager para o Brasil do Grupo GFT (Foto: Divulgaรงรฃo/GFT)

O amplo debate sobre o Open Banking, desde a sua concepรงรฃo no Brasil e no mundo, atรฉ a implantaรงรฃo das suas fases mais recentes ajudou a construir a proposta das estruturas e dos dados que o grupo de trabalho liderado pela Federaรงรฃo Brasileira de Bancos (Febraba) apresentou ao Banco Central (BC), em 2021. Essa contribuiรงรฃo coletiva tambรฉm permitiu identificar as reais necessidades e desafios que as instituiรงรตes teriam para se adequarem ร  implantaรงรฃo e evoluรงรฃo do sistema no paรญs.

Fomentar a adoรงรฃo do Open Banking com mais clareza e estimular maior inovaรงรฃo e competitividade no mercado financeiro, ampliando o ecossistema, รฉ um papel importante para a aceleraรงรฃo digital das instituiรงรตes.

Sob essa perspectiva, acreditamos que isso torna o jogo mais igualitรกrio entre grandes e pequenos players. E temos em vista que essa tendรชncia de crescimento nos setores financeiros e de seguros serรก ainda maior esse ano.

ร‰ claro que todo esse movimento deverรก se consolidar cada vez mais. A dinรขmica certamente serรก melhor definida, com a confirmaรงรฃo ou nรฃo das tendรชncias atuais e do entendimento e utilizaรงรฃo dos consumidores. Alรฉm disso, cada vez mais teremos outros bancos, instituiรงรตes e iniciadoras fazendo parte do sistema. ร‰ parte da cultura natural do mercado em qualquer setor.

Um avanรงo que estรก mudando e irรก mudar o centro de gravidade do sistema, isso porque ainda nem usufruรญmos de todas as possibilidades e benefรญcios em sua totalidade. Mas uma coisa รฉ fato: esse centro estarรก intrinsecamente ligado ao cliente, muito mais empoderado, com uma gama muito maior de opรงรตes, formas, serviรงos e produtos.

E realmente acredito que, em alguns anos, olharemos para trรกs e nรฃo conseguiremos mais imaginar como pudemos viver tanto tempo sem essas oportunidades que agora se apresentam. Nesse ponto de inflexรฃo, as empresas devem ter a capacidade de oferecer condiรงรตes para que os clientes se sintam completamente seguros para fazer suas escolhas com liberdade e confianรงa.

As oportunidades estรฃo aรญ. Quem tiver maior expertise e souber tirar vantagem desses modelos estarรก ร  frente na corrida pela oferta e implementaรงรฃo de melhores soluรงรตes. E poderรก levar essa bagagem competitiva quando surgirem e se consolidarem novos โ€˜Opensโ€™ como o Finance, a integraรงรฃo e incorporaรงรฃo com Open Source, Open Investment, Open Data, Open Insurance e outros, adaptando cada qual aos desafios e necessidades.

*Alessandro Buonopane รฉ country manager para o Brasil do Grupo GFT, multinacional com foco em tecnologias exponenciais para a transformaรงรฃo digital e projetos รกgeis.

As opiniรตes neste espaรงo refletem a visรฃo dos especialistas e executivos de mercado, e nรฃo a do Finsiders.

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Conteรบdos produzidos por jornalistas do Finsiders e artigos exclusivos de executivos e especialistas no setor financeiro

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