[et_pb_section fb_built=โ1โณ admin_label=โTรญtulo do Artigo โ NรO MEXER!โ _builder_version=โ4.16โณ _module_preset=โdefaultโ background_image=โhttps://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.pngโ global_colors_info=โ{}โ][et_pb_row admin_label=โLinhaโ _builder_version=โ4.16โณ _module_preset=โdefaultโ global_colors_info=โ{}โ][et_pb_column type=โ4_4โณ _builder_version=โ4.16โณ _module_preset=โdefaultโ global_colors_info=โ{}โ][et_pb_post_title date_format=โd/m/Yโ comments=โoffโ featured_image=โoffโ _builder_version=โ4.16โณ _module_preset=โdefaultโ title_font=โMontserrat||||||||โ title_text_color=โ#023146โณ title_font_size=โ40pxโ meta_font=โMontserrat||||||||โ meta_font_size=โ18pxโ text_orientation=โcenterโ global_colors_info=โ{}โ author__hover_enabled=โon|desktopโ][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=โ1โณ specialty=โonโ _builder_version=โ4.16โณ _module_preset=โdefaultโ global_colors_info=โ{}โ][et_pb_column type=โ2_3โณ specialty_columns=โ2โณ _builder_version=โ4.16โณ custom_padding=โ|||โ global_colors_info=โ{}โ custom_padding__hover=โ|||โ][et_pb_row_inner _builder_version=โ4.16โณ background_size=โinitialโ background_position=โtop_leftโ background_repeat=โrepeatโ global_colors_info=โ{}โ][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=โ2_3โณ _builder_version=โ4.16โณ custom_padding=โ|||โ global_colors_info=โ{}โ custom_padding__hover=โ|||โ][et_pb_post_title title=โoffโ meta=โoffโ force_fullwidth=โoffโ admin_label=โImagem do artigo โ NรO MEXER!โ _builder_version=โ4.16โณ _module_preset=โdefaultโ global_colors_info=โ{}โ][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=โTexto do Artigoโ _builder_version=โ4.17.4โณ text_font=โMontserrat||||||||โ background_size=โinitialโ background_position=โtop_leftโ background_repeat=โrepeatโ text_orientation=โjustifiedโ hover_enabled=โ0โณ global_colors_info=โ{}โ sticky_enabled=โ0โณ]
Por Alessandro Buonopane*, exclusivo para o Finsiders
O Open Banking tem se tornado, cada vez mais, uma realidade no mundo e no Brasil. Estabelecido no inรญcio de 2021, este projeto chegou para revolucionar o sistema financeiro no paรญs, gerando benefรญcios para usuรกrios e trazendo, desde a sua idealizaรงรฃo, mudanรงas importantes para o mรฉtodo transacional tradicionalmente adotado.
Sua premissa obriga bancos e credores a compartilharem, face a vontade do cliente, informaรงรตes de clientes entre si para permitir que eles forneรงam aos clientes finais serviรงos mais personalizados, que atendam ร s suas necessidades e condiรงรตes financeiras. A grande mudanรงa de paradigma รฉ que os bancos nรฃo sรฃo proprietรกrios dos seus dados, mas que o CLIENTE seja dono de seus dados. Um cliente tem todo o direito de compartilhar suas prรณprias informaรงรตes para obter uma experiรชncia melhor, trazendo mais concorrรชncia para a mesa.
Nesse โsistema bancรกrio abertoโ, basta ao cidadรฃo compartilhar suas informaรงรตes para que uma instituiรงรฃo tenha conhecimento e faรงa o cadastro de dados do novo cliente. Isso tende a proporcionar maior competiรงรฃo e melhor experiรชncia na utilizaรงรฃo de produtos e serviรงos financeiros, com condiรงรตes e atรฉ tarifas melhores.
O complexo processo de implementaรงรฃo vem sendo adotado em fases, divididas por atribuiรงรตes e com caracterรญsticas e impactos distintos na cadeia do sistema financeiro aberto. Alรฉm de exigirem sigilo, precisรฃo e integridade dos dados compartilhados.
A Fase 1, iniciada em fevereiro do ano passado, serviu para criar o โecossistemaโ do Open Banking e estabelecer o compartilhamento padronizado de informaรงรตes e dados abertos das instituiรงรตes financeiras.
Por sua vez, a Fase 2 entrou em operaรงรฃo em agosto e foi a primeira envolvendo o compartilhamento de dados dos clientes em relaรงรฃo aos serviรงos โ como contas e cartรตes de crรฉdito โ entre as instituiรงรตes bancรกrias. Futuramente, permitirรก aos clientes o recebimento de ofertas alinhadas ao perfil, histรณrico financeiro e soluรงรตes mais personalizadas.
Jรก a Fase 3, iniciada no final de outubro, marcou a integraรงรฃo de serviรงos e o inรญcio das transaรงรตes de pagamento, como o Pix. Nessa etapa, entraram no circuito tambรฉm as empresas iniciadoras de pagamento.
E a รบltima delas, a Fase 4, que comeรงou no mรชs de dezembro, tambรฉm chamada de Open Finance, marca a transiรงรฃo do รขmbito bancรกrio para o de serviรงos, como seguros, investimentos, cรขmbio e outras frentes.
O amplo debate sobre o Open Banking, desde a sua concepรงรฃo no Brasil e no mundo, atรฉ a implantaรงรฃo das suas fases mais recentes ajudou a construir a proposta das estruturas e dos dados que o grupo de trabalho liderado pela Federaรงรฃo Brasileira de Bancos (Febraba) apresentou ao Banco Central (BC), em 2021. Essa contribuiรงรฃo coletiva tambรฉm permitiu identificar as reais necessidades e desafios que as instituiรงรตes teriam para se adequarem ร implantaรงรฃo e evoluรงรฃo do sistema no paรญs.
Fomentar a adoรงรฃo do Open Banking com mais clareza e estimular maior inovaรงรฃo e competitividade no mercado financeiro, ampliando o ecossistema, รฉ um papel importante para a aceleraรงรฃo digital das instituiรงรตes.
Sob essa perspectiva, acreditamos que isso torna o jogo mais igualitรกrio entre grandes e pequenos players. E temos em vista que essa tendรชncia de crescimento nos setores financeiros e de seguros serรก ainda maior esse ano.
ร claro que todo esse movimento deverรก se consolidar cada vez mais. A dinรขmica certamente serรก melhor definida, com a confirmaรงรฃo ou nรฃo das tendรชncias atuais e do entendimento e utilizaรงรฃo dos consumidores. Alรฉm disso, cada vez mais teremos outros bancos, instituiรงรตes e iniciadoras fazendo parte do sistema. ร parte da cultura natural do mercado em qualquer setor.
Um avanรงo que estรก mudando e irรก mudar o centro de gravidade do sistema, isso porque ainda nem usufruรญmos de todas as possibilidades e benefรญcios em sua totalidade. Mas uma coisa รฉ fato: esse centro estarรก intrinsecamente ligado ao cliente, muito mais empoderado, com uma gama muito maior de opรงรตes, formas, serviรงos e produtos.
E realmente acredito que, em alguns anos, olharemos para trรกs e nรฃo conseguiremos mais imaginar como pudemos viver tanto tempo sem essas oportunidades que agora se apresentam. Nesse ponto de inflexรฃo, as empresas devem ter a capacidade de oferecer condiรงรตes para que os clientes se sintam completamente seguros para fazer suas escolhas com liberdade e confianรงa.
As oportunidades estรฃo aรญ. Quem tiver maior expertise e souber tirar vantagem desses modelos estarรก ร frente na corrida pela oferta e implementaรงรฃo de melhores soluรงรตes. E poderรก levar essa bagagem competitiva quando surgirem e se consolidarem novos โOpensโ como o Finance, a integraรงรฃo e incorporaรงรฃo com Open Source, Open Investment, Open Data, Open Insurance e outros, adaptando cada qual aos desafios e necessidades.
*Alessandro Buonopane รฉ country manager para o Brasil do Grupo GFT, multinacional com foco em tecnologias exponenciais para a transformaรงรฃo digital e projetos รกgeis.
As opiniรตes neste espaรงo refletem a visรฃo dos especialistas e executivos de mercado, e nรฃo a do Finsiders.
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