PicPay passa de 70 milhões de usuários; prejuízo cresce

O PicPay terminou o primeiro semestre deste ano com prejuízo de R$ 663,2 milhões, alta de 87,3% na comparação com igual período de 2021

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png” global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” global_colors_info=”{}” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”4.16″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.17.4″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″]

O super app PicPay terminou o primeiro semestre deste ano com prejuízo de R$ 663,2 milhões, alta de 87,3% na comparação com igual período de 2021. Os dados constam das demonstrações financeiras obrigatórias, publicadas em 25 de agosto último.

Na primeira metade do ano, a fintech teve receita total de R$ 1,3 bilhão, mais de 3,5x superior ao apurado no mesmo intervalo de 2021. As receitas de intermediação financeira cresceram aproximadamente 4x, para R$ 849 milhões, enquanto as receitas de prestação de serviços saltaram mais de 3x, alcançando R$ 481,8 milhões ao final de junho.

A base de usuários registrados (isto é, que baixaram o aplicativo e criaram uma conta) chegou a 71,2 milhões no primeiro semestre, avanço de 29% na comparação anual.

A quantidade de usuários ativos mensais (aqueles que abriram o app ou com saldo em conta em junho de 2022) praticamente dobrou, chegando a 32,1 milhões ao final dos seis primeiros meses deste ano. Ainda assim, esse número não representa metade (45,1%) da base total de clientes.

O PicPay encerrou junho com um volume total de pagamentos (TPV, na sigla em inglês) de R$ 87,5 bilhões, alta de 177% em igual base de comparação.

“No primeiro semestre de 2022, seguimos a estratégia de diversificar cada vez mais o nosso portfólio de produtos e serviços, aumentando as oportunidades de cross-sell e, consequentemente, o faturamento da companhia”, diz o relatório da administração que acompanha o balanço.

Conforme mostra o site Fintechs Brasil, os vilões das despesas no primeiro semestre foram gastos maiores com pessoal e com propaganda e marketing.

O PicPay, porém, sustenta que trata-se apenas de efeito contábil: retirando eventos extraordinários, o prejuízo persiste, mas seria 25% menor (e não 88% maior) que o do mesmo período do ano passado.

Leia também: Resultado consolidado de fintechs e bancos digitais de capital aberto cai 30% no primeiro semestre

No relatório que acompanha as demonstrações financeiras, a companhia afirma que, como proprietária da marca “PicPay”, a J&F Participações custeou todas as despesas relacionadas a sua gestão, até setembro do ano passado.

“Como resultado da rescisão, as obrigações financeiras das partes, de acordo com o contrato de gestão e o contrato de venda da marca terminaram em 20 de setembro de 2021. Sendo assim, a PicPay passou a ser responsável por todas as despesas de promoção e desenvolvimento relacionadas à marca “PicPay” a partir deste período”, escreve a empresa no relatório.

A companhia prossegue: “Para fins de comparação, as despesas de marketing incorridas no primeiro de 2022 totalizaram R$ 410 milhões frente a R$ 512 milhões no primeiro semestre de 2021, uma redução de 20% ano contra ano.”

Em nota ao site Fintechs Brasil, o PicPay ressalta, ainda, que quando o prejuízo é comparado na mesma base, observa-se uma queda de cerca de 25% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

Mudanças

Ao mesmo tempo em que avança em sua estratégia para ser um super app, o PicPay recentemente se tornou banco múltiplo, usando a licença do antigo Banco Original do Agronegócio, conforme revelou em julho uma reportagem exclusiva do portal Fintechs Brasil em colaboração com o Finsiders.

Na prática, o PicPay passou a ter sob sua estrutura uma instituição financeira, denonimada PicPay Bank, além de sua própria instituição de pagamentos (IP) emissora de moeda eletrônica.

Na época, a companhia disse que, com a licença bancária, conseguiria destravar boa parte do valor depositado em conta para a operação. A fintech fechou o ano passado com R$ 6,4 bilhões em conta e em junho tinha R$ 8,4 bilhões.

Desde julho, o PicPay Bank começou a emitir CDBs para os usuários da fintech, com base nos saldos registrados em contas de pagamento pré-pagas. O total de depósitos migrados da PicPay para o PicPay Bank até 25 de agosto era de aproximadamente R$ 7,7 bilhões.

Mas, apesar dessa “migração”, o PicPay diz que “por enquanto”, nada muda na configuração das duas licenças, que vão operar em paralelo.

*Com Fintechs Brasil

Leia também:

PicPay traz Bruno Guarnieri, ex-XP, como VP de e-commerce

Alexandre Abreu deixa o comando do Original; CEO do PicPay assume

Nubank reduz prejuízo, eleva receita média e nomeia presidente

Inter reverte prejuízo em lucro; receitas mais do que dobram

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.16″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off” global_colors_info=”{}”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off” global_colors_info=”{}”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.16″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″ global_colors_info=”{}”][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”19px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Danylo-Martins-Fundador.png” title_text=”Danylo-Martins-Fundador” url=”https://www.linkedin.com/in/danylomartins/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” width=”54%” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.16″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”17px|||||” global_colors_info=”{}”]

Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]