Estudo divulgado recentemente pela Findexable, com patrocínio da fintech alemã Mambu, mostrou que os clientes querem mais do que produtos dos bancos – querem explicações. E, segundo a pesquisa, a pandemia acentuou ainda mais essa tendência. Curiosamente, os clientes bancarizados são ainda mais interessados em educação financeira do que os desbancarizados.
Entrevistas com 2.000 indivíduos em diversos países descobriu que 56% dos clientes bancários acham que deveriam ter acesso a serviços adicionais. Nos Estados Unidos, um quarto dos clientes se considera financeiramente mal atendido.
A pandemia tornou isso pior, com 77% dos entrevistados dizendo que sentiu falta de compreensão dos serviços durante a Covid-19.
A maioria dos clientes bancários recorrem a internet, em vez de recorrer às suas instituições das quais são clientes, quando precisam entender um desafio financeiro.
Segundo a Mambu, entregar mais educação financeira será resultado de aperfeiçoar a mensagem (fazendo dos processos de abertura de conta e contratação de serviços e produtos mais transparentes e simples de navegar, por exemplo) e os meios usados (como o uso das redes sociais para se comunicar com os clientes onde estão buscando informações).