Com R$ 150 milhões direcionados a relacionamento e investimento em startups, a distribuidora de derivados de petróleo Vibra Energia está dando mais um passo em suas iniciativas de inovação aberta. A empresa acaba de lançar a loja virtual Premmia, que funciona no modelo marketplace e terá parceiros diversos para oferta de produtos e serviços financeiros, como crédito pessoal, seguros e parcelamento de multas e IPVA.
Anunciado com exclusividade para o Finsiders, durante o Web Summit Rio, o projeto reforça a estratégia da Vibra no relacionamento com startups para melhorar a experiência do cliente. Segundo Renato Vieira, diretor de inovação da companhia, os serviços financeiros têm papel relevante na estratégia de conectar soluções para aumentar a satisfação dos clientes e otimizar processos logísticos.
“Um pilar importante no relacionamento com startups é o conjunto de meio de pagamento e serviços financeiros. Depois do pagamento digital, a loja Premmia é o mais novo passo para oferecer novos serviços financeiros ao consumidor final. Por meio de conexões com startups, nossos clientes têm acesso a crédito pessoal, parcelamento de multas e IPVA e fazer cotações e adquirir seguros”, afirma.
De largada, a Vibra estabeleceu parcerias com as fintechs Creditas e Zapay e com a insurtech Minuto Seguros (uma empresa do grupo Creditas). Renato ressalta que estão sendo selecionadas soluções com potencial de oferecer mais conveniência aos cerca de 30 milhões de clientes únicos que visitam mensalmente a rede com 8,3 mil postos de combustíveis da companhia em todo o país.
Conforme explica Mariana Santarém, diretora de meios de pagamento e fidelidade da Vibra, a loja Premmia é uma iniciativa junto a parceiros, inclusive startups, de oferta de produtos e serviços com benefício de cashback para os consumidores usarem nos postos da rede. Ela conta, ainda, que a Vibra já havia lançado o Pix como forma de pagamento no app.
“O Premmia está em constante evolução. Estamos cada vez mais focados em gerar atratividade e relevância na jornada dos nossos consumidores.”
Inovação
A loja virtual está inserida no conjunto de iniciativas geradas pelo Vibra co.lab. O hub é o principal ponto para conexão da companhia com diferentes ecossistemas de inovação, consolidando a jornada de transformação digital e cultural da empresa. Segundo Renato, o Vibra co.lab é o espaço para conectar os veículos de inovação, seja em inovação corporativa ou inovação aberta.
No ano passado, a empresa também anunciou outro movimento importante no relacionamento com startups, com a inauguração do fundo Vibra Ventures, que já está em operação e estabelecido como uma gestora. A companhia agora está na fase de avaliar as oportunidades de investimento para investir em startups e scale-ups em estágio pré-seed até Série A.
“Como investidores, buscamos startups que consigam mostrar as dores que estão resolvendo ou já tenham conseguido solucionar com seus produtos. Também temos preferência por projetos com capacidade de escala”, diz o executivo.
‘Embedded finance’
A estratégia adotada pela Vibra de firmar acordos para oferecer opções de crédito, pagamento e outros serviços financeiros diretamente no aplicativo se insere num contexto de uma tendência global chamada ‘embedded finance’, que consiste em embutir produtos financeiros em plataformas não financeiras. Os principais objetivos são ampliar o relacionamento com os clientes e adicionar novas linhas de receita.
De acordo com estudo divulgado este ano pela consultoria Deloitte, o ‘embedded finance’ poderá gerar receita adicional de cerca de R$ 24 bilhões até 2026 para os setores de varejo, bens de consumo e outros serviços que, juntos, movimentam mais de 35% do PIB brasileiro.
*Suzana Liskauskas é a jornalista convidada pelo Finsiders para cobrir o Web Summit Rio.
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