A Bloxs Investimentos, plataforma de investimentos alternativos regulada pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM), acaba de anunciar uma nova operação que possibilitará ao investidor participação de investimento direto em vinhos finos. A operação ocorre através de um contrato de investimento coletivo.
“Esse mercado é tão desenvolvido e relevante na Europa que existe, inclusive, uma Bolsa de Vinhos para negociação desses ativos reais. Essas negociações são acompanhadas de perto por meio de índices, e o mais conhecido deles é o LIV-EX. Sim, da mesma forma que temos o Ibovespa como índice que acompanha o desempenho da nossa bolsa de valores, o mercado de investimentos em vinhos finos cresceu tanto entre os grandes investidores e family offices que este índice acompanha o desempenho histórico desta classe de ativos”, diz Felipe Souto, CEO da Blox Investimentos.
Nesta operação, a Vinhos Finos Capital SPE LTDA, empresa parceira no projeto, especializada na gestão de ativos de vinhos, alocará os recursos aportados para aquisição do portfólio de vinhos selecionados pela OENO, empresa britânica especializada no segmento. Ou seja, a empresa ofertante capta o recurso no mercado de capitais por meio de investidores para a compra de garrafas que serão adquiridas, separadas e armazenadas em local apropriado.
A captação visa captar o montante total de R$ 5 milhões de reais. O investimento mínimo é de R$ 5 mil, e o prazo de encerramento é de cinco anos – sendo a 1ª amortização com 720 dias. Segundo estimativas da Bloxs, o retorno do investimento projeta uma rentabilidade 19% ao ano.