Com mais de 30 anos de história no mercado financeiro, o Banco BS2 se consolidou como o primeiro banco digital brasileiro especializado em empresas. A estratégia passa por oferecer um portfólio completo de soluções voltadas para pessoas jurídicas por meio de uma experiência simples, ágil, sem fricção e de acordo com as necessidades de cada companhia.
Na prática, o BS2 aposta em ser um banco 100% digital e, ao mesmo tempo, humano. Isso significa disponibilizar, por exemplo, uma jornada customizada, identificando o perfil de cada cliente, seus anseios e suas potenciais dores. Assim, a oferta de produtos e serviços se torna mais assertiva, explica Patrick Nusbaum, superintendente de operações do Banco BS2.
“Conseguimos oferecer uma experiência digital completa e nos momentos em que percebemos a necessidade do atendimento de um humano. A qualidade de resposta é o que conta. E isso é composto, tanto pelo tempo de espera para ser atendido, que gira em torno de apenas 23 segundos, quanto pelo atendimento prestado que tem um índice de satisfação acima de 90%”, exemplifica o executivo. “Em outras palavras, a agilidade precisa estar conectada com assertividade para entregar o que o cliente precisa no tempo certo.”
Cliente no centro
O foco nas empresas permite, ainda, ao BS2 compreender o que as organizações realmente precisam, seja um crédito para capital de giro, seja uma operação de câmbio, por exemplo. Nesse sentido, o banco combina produto, tecnologia e time para atender com excelência todos os perfis de companhias — dos pequenos negócios a grandes organizações, de diferentes setores da economia. “Fazemos isso com excelência, usando a segmentação como diretriz da nossa esteira”, aponta Nusbaum.
O executivo conta que, no ano passado, o BS2 tomou a decisão de unir as diretorias de produtos e operações. O objetivo é conectar cada vez mais os atritos vividos pelos clientes com o desenvolvimento de soluções e melhorias nos produtos e processos atuais. Em outras palavras, significa colocar o cliente no centro. “Temos uma célula dedicada à qualidade, com rituais como a ‘voz do cliente’, em que trazemos um grupo de clientes para apontar fricções em nossas jornadas”, cita.
Outra iniciativa, criada também em 2023, é o que o banco chama de ‘cliente oculto’. Nesse caso, a instituição reúne esses usuários para que eles indiquem pontos a melhorar em produtos, serviços e processos. Dentro do próprio BS2, há quatro áreas que também fazem papel de ‘cliente oculto’. “Juntamos todos esses insumos numa estratégia de atuação para melhorar processos ou produtos. É uma análise que fazemos de forma recorrente.”
Evolução contínua do BS2
A evolução é contínua no quesito jornada do cliente, mas o BS2 já colhe os frutos do processo de transformação nos últimos anos. “Estamos entre os únicos a receber o Selo RA1000, do Reclame Aqui”, exemplifica Nusbaum. O reconhecimento é concedido a empresas que se destacam por possuir excelência no atendimento nos diferentes canais de contato com o cliente.
É dessa forma que o BS2 mantém seu compromisso em levar um ecossistema completo de produtos e serviços para empresas. Unindo tradição, excelência e inovação, o banco digital — e humano — constrói soluções financeiras sob medida para impulsionar o crescimento dos negócios Brasil afora.