O Open Finance pode render o equivalente a R$ 42 bilhões em receitas extras de crédito para os bancos brasileiros até 2026. A conclusão é da terceira edição do estudo “Panorama do mercado de serviços financeiros”, a Strategy&, consultoria associada à PwC Brasil.
O ganho seria maior no caso de pessoas físicas, conforme o quadro abaixo.
Ao permitir oferta de novos produtos e maior eficiência, o Open Finance pode, por exemplo, ajudar na redução das taxas de inadimplência. De acordo com o estudo, cada 1% de redução pode diminuir em R$ 56 bilhões os custos das instituições financeiras.
“O Open Finance fornece diversas oportunidades para as IFs se tornarem mais eficientes”, afirma Eliseu Tudisco, sócio da Strategy&. “Alguns exemplos são análise de crédito com visibilidade holística dos clientes, identificação antecipada de riscos, velocidade na renegociação de dívidas e identificação de dificuldades financeiras, além de oferta de crédito personalizado com limite adaptativo”, lista.
O estudo aponta que o uso do Open Finance para mitigar a inadimplência se dá basicamente em quatro frentes:
- Análise de crédito mais precisa devido à visibilidade completa
dos clientes. - Rapidez na renegociação de dívidas, identificando possíveis
dificuldades financeiras. - Identificação antecipada de riscos pela visibilidade
diária dos clientes. - Crédito personalizado com limite flutuante, avaliando
a capacidade de pagamento.
Segundo o estudo, são os bancos digitais e fintechs que mais se beneficiaram do Open Finance até agora. “Eles saíram na frente, nivelando sua capacidade de competir com os players tradicionais ao receber mais do que o dobro de compartilhamentos realizados por seus concorrentes mais consolidados”, diz o relatório.
Ganhos indiretos
Além de proporcionar formas diretas de rentabilização, como aumento do crédito e redução da inadimplência, redução dos custos operacionais e aumento de
cross-selling, o Open Finance oferece maneiras de rentabilizar de maneira indireta
e ganhar a principalidade do cliente, diz o estudo.
Entre elas, estão processos integrados e automatizados, com menor tempo de espera; produtos personalizados ao identificar a necessidade dos clientes; gerenciador financeiro pessoal integrado a outras IFs, o que permite que o cliente se mantenha em um único app; e segurança integrada com outras IFs, com processos mais fluidos.