A Finacap Investimentos desenvolveu um estudo que analisou os ciclos históricos do Ibovespa, principal índice de ações brasileiras, desde 1967. A pesquisa utiliza dados do índice e do desempenho do principal fundo da gestora, o Mauritsstad FIA, que busca superar o Ibovespa.
Ao contrário do que é perceptível no dia a dia do mercado, a análise destaca que o Ibovespa ficou por mais tempo estagnado do que volátil. Foram identificados quatro períodos de estagnação, seguidos por uma forte valorização. Mas nenhum período de estagnação foi maior do que o atual na história do índice. De junho de 2008 até abril de 2024, foram 191 meses em que o Ibovespa segue negociando no patamar de 23 mil pontos em dólar.
Luiz Fernando Araújo, sócio e gestor da Finacap, acredita que o momento atual é bom para os investidores, pela oportunidade de investir em um período contracíclico. “Essa estagnação é uma oportunidade para montar a carteira. Já que é nesse momento que a bolsa está barata e pouca gente está olhando.”
*Jornalista e sócio da Ovo Comunicação.