UM CONTEÚDO OVOCOM

Bolsa de energia N5X inicia operações no mercado livre

Plataforma combina expertise internacional da Nodal, do Grupo EEX, com conhecimento de infraestrutura local da L4, fundo com capital da B3

Dri Barbosa, CEO da N5X - Imagem: Cauê Diniz/Divulgação
Dri Barbosa, CEO da N5X - Imagem: Cauê Diniz/Divulgação

Nova bolsa de energia brasileira, a N5X inicia as operações no mercado de energia local nesta quinta-feira (20) com mais de 160 empresas já registradas. A plataforma N5X permite a compra e venda de energia no mercado livre. Assim, o objetivo é trazer mais segurança, transparência e agilidade para as negociações bilaterais de contratos de compra de energia com entrega física.

“O lançamento de nossa plataforma é o primeiro passo em direção ao avanço do desenho de mercado de trading de energia brasileiro proposto pela N5X. Temos uma operação com nível internacional alinhada à expertise de infraestrutura local. A partir da abertura do mercado livre de energia e, consequentemente, com uma competição mais ampla, acreditamos que o nível de serviços, inovação e volume de negociações irá evoluir significativamente. Nossa meta é aumentar o giro atual do mercado de 4,27 vezes em 2022 para 10 vezes nos próximos anos”, diz Dri Barbosa, CEO da N5X.

Nesta primeira fase, a formalização das negociações de compra e venda de energia será por meio da Boleta N5X (simplificada ou personalizada). Ela é projetada para acelerar e personalizar operações, em um ambiente seguro, com um contrato padrão preciso que atende às melhores práticas de mercado.

Estabilidade e segurança

A plataforma foi desenvolvida com base na escuta ativa do mercado. Portanto, o resultado é uma estrutura otimizada que adere à realidade das negociações atuais. Combinada à digitalização do processo de formalização de contratos bilaterais, a N5X permite o cadastro ilimitado de usuários na plataforma, integração com os principais ETRMs do mercado e plataformas proprietárias (sem cobrança adicional).

Além disso, a plataforma também vem para atender uma das principais demandas do mercado: estabilidade e segurança nas operações. “Os players do mercado pedem por uma plataforma estável”, diz Dri Barbosa.

No longo prazo, o objetivo é trazer o mercado financeiro para o setor, seguindo a evolução de países que passaram pelo processo de liberalização.

Quem pode usar a plataforma da N5X

A N5X é uma plataforma destinada a empresas participantes do mercado de energia. Isso inclui grandes geradores, grandes consumidores, instituições financeiras e comercializadoras, habilitadas na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) para operar no mercado livre de energia. Entre as empresas já cadastradas estão, por exemplo, Casa dos Ventos, Copel, Raízen, Danske e Assaí Atacadista.

Para usar a plataforma N5X, então, as empresas elegíveis devem se cadastrar por meio do link. É preciso aceitar os termos de uso e a política de privacidade da N5X. A aprovação pela N5X ocorre com base nas informações fornecidas e na documentação comprobatória das condições.

A campanha de lançamento da plataforma de trading de energia da N5X prevê condições especiais de adesão. Dessa forma, empresas que se cadastrarem até o mês de julho deste ano têm direito a descontos regressivos de 50% a 25% na mensalidade de acesso e na taxa da Boleta até março de 2025. Para ter direito aos descontos, é necessário a aprovação do cadastro pela N5X até as datas da campanha.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.