No mercado financeiro, só dá ela: Inteligência Artificial. Não à toa, é o tema da edição deste ano da Febraban Tech – festa da qual o ‘roxinho’ nunca participa. Não seja por isso. O Nubank acaba de anunciar a compra da Hyperplane, mostrando que vai avançar na corrida da IA.
O Nubank, claro, já tem investimentos e sua própria equipe de especialistas em IA. Mas com a compra da Hyperplane quer dar um passo além, ou seja, adotar uma estratégia centrada em IA (“IA-first”) para “tornar a vida dos clientes do Nubank mais fácil”.
“A parceria representará o início de uma nova era para as plataformas bancárias digitais. Afinal, trata produtos e serviços financeiros mais inteligentes, justos e personalizados para os clientes do Nubank”, diz a nota enviada à imprensa.
Lançada em 2022 por Daniel Silva, Felipe Lamounier, Rohan Ramanath e Felipe Meneses, a Hyperplane, com sede no Vale do Silício, é especializada no uso de modelos com base de dados proprietários para fornecer serviços financeiros. Segundo o Nubank, a plataforma funciona como uma central, permitindo que os clientes treinem centenas de modelos personalizados em diversas esferas de negócios.
Preferências individuais
A Hyperplane desenvolveu seus sistemas de inteligência artificial para processar e examinar grandes volumes de dados não estruturados. Entre eles, interações com clientes e informações sobre transações, o que permite uma compreensão aprofundada das necessidades e preferências individuais.
“Há investimentos fundamentais que uma plataforma financeira precisa fazer para rodar com IA. O Nubank vai acelerar nossa visão de sistema bancário de consumo hiperpersonalizado devido à maturidade da sua infraestrutura de dados e a sua cultura de inovação”, disse Felipe Lamounier, cofundador da Hyperplane.
“A tecnologia de IA da Hyperplane se integrará perfeitamente aos nossos sistemas, aprimorando nossa capacidade de analisar vastos conjuntos de dados e personalizar nossos serviços em um nível granular. É um marco significativo em nossa jornada rumo a um ecossistema bancário mais inteligente e centrado em IA”, disse Vitor Olivier, CTO do Nubank.