Fintechs

"Todo mundo quer ser um superapp", diz diretora da Accenture, que lista outras nove tendรชncias para o setor financeiro em 2022

Sobre o Apoio

Joana Henklein, da Accenture
Joana Henklein, da Accenture

Joana Henklein, diretora de Estratรฉgia e Consultoria em Serviรงos Financeiros da Accenture no Brasil, vem estudando de perto as forรงas que fizeram da pandemia um divisor de รกguas.

“Os bancos em 2021 abandonaram a postura reativa que haviam assumido apรณs a Grande Recessรฃo. Eles se tornaram proativos e comeรงaram a questionar muitas suposiรงรตes de longa data. Eles descobriram que poderiam se transformar muito mais rรกpido e radicalmente do que supunham”, diz Joana.

“Eles tambรฉm estรฃo mudando o foco de suas inovaรงรตes digitais, que deixaram de ser aprimoramentos para invenรงรตes por completo. Os sinais destas mudanรงas estรฃo por toda parte e assim, os bancos estรฃo abandonando suas mentalidades antigas para reimaginar o setor bancรกrio a partir de uma pรกgina em branco”, acrescenta.

Estas sรฃo as 10 tendรชncias que ela vรช prontas para moldar o setor bancรกrio em 2022:

  1. Todo mundo quer ser um “superapp”ย – os “superapps” estรฃo dominando mais aspectos do mundo digital e da interaรงรฃo humana. Os bancos devem escolher entre competir ou colaborar.
  2. O verde fica realย – ร  medida que as preocupaรงรตes com ESG crescem, os bancos sรฃo encorajados a serem guardiรตes do planeta. Haverรก custos, mas os retornos valerรฃo a pena.
  3. A inovaรงรฃo estรก de voltaย – para acompanhar as fintechs e outros concorrentes, os bancos estรฃo redescobrindo sua postura criativa e fazendo uma pergunta simples: โ€œPor que nรฃo?โ€
  4. Compre Agora e Pague Depoisย – produtos โ€œgratuitosโ€ e empresas “Compre Agora” e “Pague Depois” forรงam os bancos a serem mais transparentes e criativos com estruturas de taxas.
  5. O cรฉrebro digital recebe um coraรงรฃo carinhosoย – os bancos procuram maneiras de ter conversas significativas com clientes no espaรงo digital. Tecnologias como IA ajudam a formar conexรตes mais humanas.
  6. Moedas digitais amadurecendoย – com as criptomoedas em ascensรฃo, experimentos como as moedas digitais ganham forรงa. A busca continua por cases que comprovem os benefรญcios econรดmicos.
  7. Operaรงรตes inteligentes colocam o zero em suas mirasย – a IA e o aprendizado de mรกquina no setor bancรกrio superam os humanos em algumas tarefas. A sua aplicaรงรฃo diminuirรก os desperdรญcios nas operaรงรตes.
  8. Pagamentos: em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer maneiraย – a prรณxima revoluรงรฃo de pagamentos resultarรก de redes abertas, o que capacita os bancos a reimaginar suas ofertas de pagamentos para clientes exigentes.
  9. Os bancos pegam a estrada novamenteย – em 2022, a busca por crescimento incluirรก os mercados internacionais. A expectativa รฉ que esses players procurem bancos preparados para agir.
  10. A guerra por talentos se intensificaย – a pandemia interrompeu a cadeia de suprimentos do ativo mais crรญtico dos bancos: o talento. Os vencedores se transformarรฃo em empregadores.