O Grupo J&F, da família Batista, acaba de anunciar que trocou o CEO do Banco Original: sai Alexandre Abreu e entra José Antônio Batista, que já preside a J&F Participações – que controla o PicPay, a Crednovo e a Lionx, além do Original. Até então, Batista era o CEO do PicPay – ele assumiu em julho de 2020, sucedendo Gueitiro Genso. Em seu lugar no PicPay, assume Eduardo Chedid, que no entanto segue com o cargo de VP de serviços financeiros.
A mudança acontece um mês após a fintech conseguir aprovação do Banco Central para virar banco, em uma reestruturação societária.
Segundo o PicPay, ao assumir a licença bancária do Banco Original do Agronegócio ele passou de instituição controlada direta para ser indiretamente controlada, ficando debaixo da holding do PicPay. “É uma reorganização societária que melhora a estrutura de capital da companhia, dando ao PicPay maior autonomia e segurança para financiar os seus ativos, criar serviços financeiros e utilizar recursos que contribuem para a sua estratégia de crescimento”, informou em nota aos portais Fintechs Brasil e Finsiders no último dia 12/7. Na ocasião, o consultor Bruno Diniz, da Spiralem, lembrou que o PicPay engavetou os planos de abrir o capital na Bolsa até segunda ordem. “Ouso dizer que a fintech foi além do que o Original foi enquanto banco digital e se tornou muito relevante para o grupo”, acrescentou.
Mais de 60% em dois anos
No período em que José Antônio foi CEO do PicPay, primeiro como CFO e depois como CEO, o número de usuários ativos cresceu mais de 60%, com uma grande diversificação no portfólio. A gestão foi reforçada com executivos renomados nos setores de meios de pagamentos e tecnologia.
“Ao Alexandre fica nosso agradecimento por sua dedicação na liderança do Banco. A J&F Participações nasceu inovando e minha missão será ampliar nosso papel no mercado financeiro, sempre com solidez, sustentabilidade do negócio e com o cliente no centro das decisões, fazendo a diferença na vida das pessoas”, afirma José Antônio.
O Banco Original apresentou seu primeiro balanço no azul no meio do ano passado: R$ 73 milhões no primeiro semestre, e 5 milhões de clientes em sua base. Hoje, tem mais de 7 milhões de clientes e foi um dos primeiros bancos no Brasil que permitiu a abertura de conta corrente 100% por meio de dispositivos móveis. Tem atuação nos segmentos varejo (pessoa física e empreendedores), empresas (pequenas, médias e grandes empresas), fintechs (por meio da unidade de Banking as a Service) e carteiras. O Original oferece ainda serviços de adquirência para seus clientes PJ.
Leia também:
PicPay vira banco múltiplo e vai usar depósitos dos clientes para financiar seus ativos
Banco Original reverte prejuízo e registra seu primeiro lucro, de R$ 73 milhões no primeiro semestre
Novo presidente do PicPay é José Antônio Batista da Costa Neto