O novo Startup Index Brasil, lançado hoje (21/9) pela Sling Hub, registrou em agosto 191.65 pontos – o menor patamar desde julho de 2020, quando marcou apenas 147.2 pontos. Em relação a agosto de 2021, foi uma queda de 69%. No caso das fintechs, a queda em 12 meses foi menor, de 25%, levando o índice a 66.7. O resultado reflete uma combinação de rodadas de investimento cada vez menores e uma redução no número de novas instituições investidoras apostando nas startups do país nos últimos 12 meses.
O Startup Index é uma ferramenta visual para entender a sazonalidade dos investimentos, o impacto dos grandes eventos de captação e dos recordes, além de contribuir para verificar tendências e os impactos macroeconômicos. “Da mesma forma que existe um índice que reflete a evolução de companhias abertas em diversas bolsas do mundo, a gente entendeu que existia a necessidade de um índice para refletir de maneira mais precisa a evolução do ecossistema de startups. Esperamos que o Startup Index Brasil cumpra este papel”, diz João Ventura, CEO da Sling Hub.
O Index foi desenvolvido em parceria com a Emerging VC Fellows, rede de analistas de Venture Capital da América Latina, e mede sete variáveis: volume total captado, número de aquisições (divididas entre startups adquiridas cujo valor captado até o momento da aquisição era menor que US$ 10 milhões e maior que US$ 10 milhões), número de IPOs, número de novos unicórnios e atividade de novos investidores no país. Cada uma delas tem pesos diferentes. Foram compilados mais de 3,7 milhões de dados desde 2015.
Em agosto, as fintechs captaram US$ 137 milhões – menos da metade do que um ano antes – em 11 rodadas. Já as startups brasileiras como um todo captaram US$ 436 milhões, distribuídos em 46 rodadas. O resultado é exatamente US$ 1 bilhão a menos que o levantado em agosto de 2021.
Além do índice geral e do setorial de fintechs, a Sling calcula outros três índices setoriais: agritechs, retailtechs e healtechs. “Este é só o começo, temos planos de expandir o Índice para outros setores e também estados, ajudando analistas a terem uma visão regional do ecossistema. Também está nos nossos planos criar uma versão LATAM, incluindo os sete países que compõem a base da Sling Hub”, antecipa Ventura.
100 mil dados por semana
“O ano de 2021 foi decisivo para a Sling: fechamos contratos com grandes players como Google, AWS, Movile, Valor Capital e Monashees. Sentimos que nossos números não só estavam atingindo uma boa velocidade de atualização, como também representavam com segurança 90% das movimentações no ecossistema de startups brasileiro”, afirma Ventura.
“Hoje capturamos mais de 100 mil dados por semana, com uma média de 120 novas startups cadastradas por mês, e a criação do Startup Index Brasil é um reflexo deste trabalho”, afirma Maria Miranda, COO da Sling Hub e responsável pela equipe de dados.
A Sling Hub é uma plataforma de inteligência de dados sobre o ecossistema de startups da América Latina com mais de 4 milhões de dados do Brasil, México, Chile, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai, e quase 25 mil startups cadastradas. Veja os números do mês, funding e M&A clicando aqui.
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