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"Unsexy is the new sexy": startups antes negligenciadas são as preferidas em tempos de escassez de recursos, diz sócio da Tuesday

O texto abaixo é uma tradução livre do artigo de Prashant Fonseka, sócio da Tuesday Capital – que tem entre suas apostas Uber e Airbnb – publicado originalmente na Crunchbase News.

“Este verão foi estressante para investidores e empresários. O ajuste de mercado que está acontecendo em ações, especialmente tecnologia e criptomoedas, está tendo um impacto material no investimento e na construção de negócios de tecnologia.

Os valuations já caíram significativamente. Está muito mais difícil para a maioria das startups conseguir investimento, alguém que quer trabalhar em uma empresa de tecnologia conseguir um emprego e mais difícil para os gestores de fundos levantar capital.

Parece que tudo é mais difícil, e pode ser mesmo o caso no curto prazo para a maioria – mas há um lado positivo.

Muitos investidores com quem conversei recentemente, apesar de sua exasperação, veem o que está acontecendo agora como uma correção muito necessária.

Nos mercados em alta, há muito barulho. As avaliações funcionam como um jogo de batata quente, e a capacidade de uma empresa de angariar fundos torna-se muitas vezes divorciada do progresso dos seus negócios.

Muitos investidores e empreendedores tornam-se extremamente ricos durante um ciclo de alta – muitas vezes às custas dos empreendedores que constroem negócios menos chamativos, mas mais substantivos.

Muitas empresas pouco atraentes, como contabilidade e logística, lutaram para captar recursos em relação a seus pares durante o ciclo de alta, mas agora estão no centro das atenções, pois os investidores recorrem a apostas em fundamentos de negócios.

O que está bombando

Unsexy é o novo sexy. Margens, crescimento orgânico e eficiência de capital são mais uma vez as principais virtudes do empreendedorismo, na perspectiva da comunidade de venture capital.

As avaliações podem ser mais baixas, mas os empreendedores que constroem negócios reais agora podem obter a atenção total dos investidores. Muitas dessas empresas pouco atraentes têm marcas d’água de avaliação mais baixas do que as empresas SaaS e, portanto, são os principais alvos no ambiente atual.

Já vi nos últimos meses que os investidores se tornaram mais dispostos a se aprofundar em planilhas do Excel para entender modelos de negócios complexos. Com menos ruído vem mais foco.

Para empresas que têm dinheiro ou ainda podem arrecadar, as oportunidades não faltam. Embora os mercados de trabalho de tecnologia ainda estejam em choque, e muitos possam achar a perspectiva de ingressar em uma startup arriscada, o efeito líquido deve ser um mercado de contratação mais favorável para empreendedores.

Muitos atualmente em startups querem permanecer em startups, e a triste mas saudável realidade é que muitas startups que não conseguiram encontrar o product-market fit não poderão continuar indefinidamente. As empresas que começam modestas, mas têm espaço para crescer em grandes mercados, terão mais facilidade em contratar.

Agora é a hora de construir. As enormes quantidades de capital que foram levantadas durante o ciclo de alta devem ser implantadas nos próximos anos. Os investidores estão agora mais criteriosos, o que beneficia um determinado tipo de empresa e será desafiador para outros. Para aqueles que estão de cabeça para baixo construindo negócios reais, agora é a hora de prosperar. “