Fintechs

Banco Mercantil recebe autorização do BC para atuar como Iniciador de Transação de Pagamento

Online shopping and payment, Man using tablet with shopping cart icon, Digital marketing, Banking and finance on dark blue background.
Imagem: Adobe Stock

O mineiro Banco Mercantil acaba de receber autorização do Banco Central para atuar como Iniciador de Transação de Pagamento (ITP). Com ele, agora são 13 os que conseguiram a licença.

A solução é especialmente interessante para o e-commerce, uma vez que melhora a experiência do cliente que paga com PIX, e reduz a quantidade de vendas perdidas pelos lojistas. Com o ITP, o consumidor não precisa sair do aplicativo de compras e entrar no seu banco para mandar um PIX.

O marketplace do banco tem sido um importante ferramenta para engajar, fidelizar e atrair novos clientes, segundo disse no mês passado o CEO, Gustavo Araújo, em entrevista exclusiva à EXAME Invest.

Assim como o Mercado Pago e a HubPagamentos – respectivamente, do grupo do Mercado Livre e Magalu, dois dos maiores marketplaces do pais – o Mercantil vai poder agora vender de forma mais rápida.

Já bancos que obtiveram a licença de ITP mas não tem marketplaces, caso do BTG, vem se associando a especialistas em varejo para oferecer a modalidade, como é o caso recente da FCamara, conforme reportagem publicada em agosto por Fintechs Brasil.