UM CONTEÚDO INGENICO
O retorno sobre o investimento (ROI) que as empresas adquirentes, sub-adquirentes, entre outras – as donas de maquininhas de pagamento – podem obter ao implantar o Terminal as a Service (TaaS) Ingenico chega a 49% em três anos. A conclusão é do estudo Total Economic Impact™ da Forrester Consulting, realizado em 2022 em quatro países.
A terceirização dos POS (points of sale, ou pontos de venda em português), nos moldes do já consolidado conceito de “Banking as a Service”, foi introduzida no mercado pela multinacional de origem francesa Ingenico, líder global em soluções de meios de pagamentos, com quase 50 anos de experiência.
O Terminal as a Service da Ingenico oferece aos adquirentes um serviço totalmente terceirizado e escalonável sob sua própria marca, incluindo a opção de comprar o terminal existente e gerenciá-lo em seu nome, mediante a assinatura de um acordo de prestação de serviço para hardware e software do POS. O portfólio de serviços totalmente flexível opera em todo o ciclo de vida do terminal, desde uma experiência de unboxing e configuração, até a substituição do terminal no final da vida útil.
Através de entrevistas com usuários da solução TaaS Ingenico, a pesquisa levantou ainda outras vantagens obtidas ao longo de três anos, como:
• US$ 22 milhões em economia de capital para organizações com parques acima de 100 mil terminais;
• 30% de redução de custos de gestão do parque de terminais;
• Aumento de 10% na taxa de retenção de comerciantes;
• Melhor experiência do usuário;
• Menor tempo de colocação no mercado.
“O principal valor do TaaS Ingenico é ser um serviço terceirizado de baixa preocupação e alta qualidade. Do ponto de vista operacional, as coisas funcionam perfeitamente. A Ingenico tem sido muito proativa em relação ao serviço, trazendo inovação para nós e agregando valor real às iniciativas de desenvolvimento”, disse o COO de um adquirente entrevistado para o relatório.
O que é
O TaaS Ingenico nada mais é do que uma solução de gerenciamento de terminais como serviço, de ponta a ponta, cobrindo toda a vida útil do terminal, desde a instalação até o gerenciamento do fim da vida útil, por uma taxa recorrente.
A solução permite que as empresas personalizem suas ofertas e as ajuda a reduzir o risco com um modelo de precificação recorrente previsível por terminal ao longo da duração do contrato. “Um dos principais benefícios foi poder implantar novas funcionalidades e melhorar a experiência do usuário, o que nos ajudou a nos diferenciar de nossos concorrentes”, disse o CEO de outro adquirente entrevistado para o estudo da Forrester.
As vantagens adicionais do TaaS Ingenico incluem menores gastos de capital em terminais, custos reduzidos de gerenciamento de propriedade e retenção de comerciantes.
Segundo o Virtual Payment (POS) Terminal Global Market Report 2022, da Report Linker, o mercado global de terminais de pagamento (POS) deve passar de US$ 22,19 bilhões em 2021 para US$ 28,31 bilhões em 2022 e para US$ 70,68 bilhões em 2026.
Por que importa
O mercado enfrenta hoje uma pressão sobre margens e custos nunca vista. Quando se trata de captura de pagamento em loja, a necessidade de reduzir a complexidade é fundamental. Atualmente, o gerenciamento de POS – desde atualizações de software a upgrades de hardware – é demorado e caro, especialmente o recrutamento e retenção de pessoal especializado. Os comerciantes esperam soluções fáceis de usar que possam ser adaptadas às necessidades de seus negócios: atender a essa expectativa de 90% do mercado, fora das grandes redes varejistas, não é uma tarefa fácil.
Para vencer neste cenário, as empresas precisam modernizar suas ofertas de terminais POS para entregar tudo o que os comerciantes esperam e ainda mais, sob pena de perder clientes. Em um ambiente tão volátil, os adquirentes precisam de uma solução que exceda os requisitos do comerciante e aumente sua fidelidade. Se tiverem sucesso na criação de tal solução, os adquirentes irão reduzir a rotatividade de clientes e irão proporcionar maior estabilidade em seu próprio modelo de negócios.