A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) abriu as inscrições para a segunda edição do seu programa de aceleração de fintechs com alto potencialmente de crescimento e o foco são projetos ligados a blockchain e criptoativos. A reportagem é do site parceiro BlockNews.
Quem quiser se inscrever no Aceleração Next tem até o dia 13 de fevereiro para isso. O processo de seleção inclui a aplicação online, entrevistas técnicas e pitch day. A lista de selecionados sairá no dia 8 de março.
Neste ano, a Aceleração Next busca projetos relacionados a fluxo financeiros internacionais, inclusão financeira e novos fluxos de pagamentos usando blockchain / registro distribuído. A lista inclui também projetos de infraestrutura para o real digital, a moeda digital do Banco Central, e stablecoins. Além disso, está na lista projetos de tokenização e gestão completa de ativos digitais. E a lista inclui ainda redução de inadimplência usando inteligência artificial para dados do Open Finance.
Neste ano, o Next tem como empresas mantenedoras a Elo, Finansystech, Mercado Bitcoin, Nuclea e Sinqia. Além disso, tem o apoio da Numerik e da MCS Law. Os produtos e serviços das fintechs precisam ter orientação regulatória e as fintechs têm de estar em fase de operação. Haverá mentorias de especialistas do mercado financeiro, dos mantenedores e da Fenasbac. O objetivo é acelerar soluções que possam contribuir para o Sistema Financeiro Nacional.
De acordo com Danielle Teixeira, líder de projetos de inovação da Fenasbac, o Next e para fintechs e empresas com projetos financeiros robustos e de base tecnológica inovadora. “Há a chance de fazer networking, obtendo conexões importantes com grandes empresas”, completou.
Na primeira edição, em 2022, o programa teve 60 inscrições, 90 horas de mentorias, 200 horas de atividades e 60 conexões com o mercado e seis projetos pilotos.