UM CONTEÚDO OVOCOM

Apenas 11% conseguem associar celebridades às marcas

Pesquisa da TroianoBranding, com a Brazil Panels, analisou reconhecimento de nomes como Ivete Sangalo e Iza, embaixadoras do PicPay

Jaime Troiano/TroianoBranding - Imagem: Divulgação
Jaime Troiano/TroianoBranding - Imagem: Divulgação

Uma pesquisa da TroianoBranding, em parceria com a Brazil Panels, mostra que apenas 11% dos brasileiros conseguem relacionar as celebridades às marcas que elas anunciam. O estudo, que ouviu 2,3 mil pessoas em todo o país, levanta a questão: será que o alto investimento que as empresas estão fazendo em seus garotos-propaganda é realmente eficaz?

No levantamento, cada entrevistado foi exposto a dez celebridades, com nome e foto, com escolha aleatória a partir da lista total de 27 nomes. E para cada uma das personalidades, o participante tinha o nome de 15 marcas, entre as quais uma ou mais apoiadas por aquela personalidade. Além disso, a pesquisa apenas levou em conta celebridades, excluindo influenciadores digitais.

O levantamento também mostra as celebridades com os maiores índices de conexão. Entre elas estão, por exemplo, as cantoras Ivete Sangalo e Iza, que se revezaram como embaixadoras do PicPay nos últimos anos, assim como a atriz Marina Ruy Barbosa e os apresentadores Fátima Bernardes, Tiago Leifert e Marcos Mion. Aliás, mesmo nestes casos, a capacidade dos participantes de relacionar a celebridade e a marca não passou de 21%.

“Entre as conclusões que chegamos com a pesquisa está a importância da identidade, o ‘fit’ da marca com a escolha da celebridade para apoiá-la ou representá-la. Não se deve tomar essa decisão com base em oportunidades pontuais”, afirma Jaime Troiano, fundador da TroianoBranding.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.