Fintechs

Binance lança cartão Mastercard no Brasil, segundo país da América Latina a ter o produto

A Binance vai lançar, nas próximas semanas, o cartão de crédito Binance Card no Brasil, com bandeira Mastercard. A reportagem é do portal parceiro BlockNews. Segundo a empresa, o país será o segundo da América Latina a ter cartão para os atuais e novos usuários cadastrados na exchange, depois da Argentina, onde o lançamento foi em 2022. O produto está em fase de testes. A emissora do cartão é a Dock, empresa de tecnologia bancária e de pagamentos. O produto é apenas para usuários no mercado brasileiro. Em mercados como o europeu, a bandeira é Visa.

O Brasil é um dos 10 maiores mercados de criptomoedas do mundo e também da Binance. Segundo a Binance, o cartão permitirá pagamentos usando criptomoedas – há 13 opções, nesse caso, além do real – nos cerca de 90 milhões de estabelecimentos online e offline da rede Mastercard no mundo. As criptos são convertidas em moeda fiat na hora do pagamento no ponto de venda.

Assim, o comerciante não fica com o risco da volatilidade das criptomoedas no seu caixa, o que é sempre sensível, mas mais ainda considerando-se que os comerciantes recebem os valores das compras vários dias após a transação o que é uma política das operadoras de cartões de crédito.

O Binance Card aceita transações envolvendo real, BNB, BUSD, USDT, BTC, ETH, o fan token do Santos, ADA, DOT, SOL, SHIB,  XRP, MATIC e LINK. Pagamentos com real são isentos de taxa da Binance, mas há uma taxa de conversão de 0,9% nos pagamentos usando criptomoedas.

De acordo com a exchange, o usuário ganha 8% de cashback de moedas digitais em certas compras, chamadas de “qualificadas”, que a empresa não esclareceu em quais. Será possível também sacar fiat em caixa eletrônico, como acontece com cartões de crédito. A exchange afirma que seus parceiros nas transações, como caixas eletrônicos, têm diferentes políticas de preços e podem cobrar algo. 

“Meios de pagamentos são o primeiro e mais óbvio exemplo de uso das criptos, e ainda há muito espaço para o crescimento da adoção no país”. disse Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance para o Brasil. Para ele, o cartão é um incentivador de uso mais amplo de criptomoedas.

Segundo a pesquisa global New Payments Index 2022 da Mastercard, o Brasil é um dos mercados com o maior interesse em cripto em todo o mundo: 49% dos consumidores brasileiros fizeram pelo menos uma operação com cripto nos 12 meses antes do relatório, comparado a uma média global de 41%. “Os brasileiros estão ávidos por usar a criptomoeda além de um ativo de investimento”. afirma Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard no Brasil.

O Binance Card aceita transações envolvendo real, BNB, BUSD, USDT, BTC, ETH, o fan token do Santos, ADA, DOT, SOL, SHIB,  XRP, MATIC e LINK. Pagamentos com real são isentos de taxa da Binance, mas há uma taxa de conversão de 0,9% nos pagamentos usando criptomoedas.