A Vixtra, de soluções financeiras para importadores, anuncia a chegada dos executivos e José Eduardo MacFarland como head de marketing e Carlos Eduardo Gonçalves como head de pessoas. A chegada dos executivos ocorre logo após uma captação de R$ 180 milhões realizada pela companhia para potencializar o crédito para importações.
José Eduardo vem atuando no setor de comunicação e tecnologia, especialmente em startups, com passagens por empresas como Yahoo!, IG e a agência Talent. O executivo assume a liderança da comunicação da Vixtra com a missão de fortalecer a marca. “O modelo da Vixtra, de acesso à crédito utilizando a mercadoria como garantia para o pequeno e médio importador brasileiro, muda o jogo no mercado”, acredita.
Carlos Eduardo tem experiência em gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional em empresas como Creditas e Natura. O executivo assume o desafio de atrair novos talentos para a companhia em fase de crescimento.
Os novos reforços fazem parte de um novo momento da Vixtra, que tem expandido suas operações, serviços e portfólio. A companhia também deve investir na contratação de novos parceiros e fornecedores, como uma agência de performance, informou Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra.
A Vixtra levantou R$ 150 milhões no seu Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) em abril. As cotas foram compradas pelos investidores Capitânia, Verde, Credit Saison e Contea. Os principais clientes da empresa são vendedores (‘sellers’) de sites de varejo online – ou marketplaces.
Segundo Leonardo, a fintech de comércio exterior é a única que aceita como garantia as próprias mercadorias importadas pelos clientes. Isso por que desenvolveu um software que rastreia toda a operação. Ele explica que a fintech não concorre diretamente com bancos e outras instituições, mas sim funciona como uma linha de crédito adicional para seus clientes.