A N5X, nova bolsa de energia brasileira, realizou a emissão do primeiro contrato em sua plataforma de compra e venda de energia no mercado livre. A primeira Boleta (como é conhecido o contrato padronizado) foi emitida pela comercializadora Exponencial, do grupo Witzler Energia, maior plataforma de soluções energéticas do país.
A CEO da N5X, Dri Barbosa, explica como o serviço traz segurança e simplifica o modelo atual brasileiro. Hoje ainda é majoritariamente realizado por meio de negociações diretas, contrato a contrato.
“Para nós, esse fato marca o reconhecimento do mercado em preferir uma plataforma completa, segura e de navegação intuitiva”, afirma a executiva da N5X. A empresa tem como acionistas a Nodal (subsidiária americana do Grupo EEX, maior bolsa de energia do mundo) e o L4 Venture Builder, fundo de investimento independente da B3.
O contrato fechado pela Exponencial no ambiente da N5X ocorreu ainda na fase de testes do serviço, que entrou no ar no dia 20 de junho com mais de 160 empresas já registradas.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.