Você ainda acha que ter uma conta global, em moeda estrangeira, não é pra você – nem para sua pequena empresa? Pode ser que esteja enganado. O mundo cada vez mais globalizado e conectado facilitou as transações internacionais, e a tecnologia está barateando os custos de abertura e manutenção.
Ou seja, não precisa ser grande nem muito rico para ter uma conta global aberta no exterior. Se você (ou a sua empresa) recebem ou enviam recursos para fora, viajam frequentemente ou mesmo costumam comprar em sites internacionais, ter uma dessas contas facilita a vida, e barateia os custos do câmbio. O IOF menor (a partir de 1,1%, bem menos que quase 6% de cartões comuns) é um dos fatores mais atrativos. Para saber mais sobre as regras do mercado de câmbio, consulte o Banco Central.
Um levantamento de dados feito pela fintech Wise, considerando sua base de clientes, mostra que os brasileiros estão diversificando o uso do cartão internacional, gastando em uma variedade maior de moedas e destinos, preferindo transações digitais e com valores mais altos. Em 2023, o foco esteve em transações de menor valor, como restaurantes e transporte local. Já este ano, as compras de ticket médio mais alto, como eletrônicos, ganharam destaque. A intensidade de uso de cartão em carteiras digitais aumentou, enquanto a de saques internacionais caiu no mesmo período. Ter uma conta global facilita tudo.
Contas globais
Entre as vantagens oferecidas pelas instituições, estão isenção de taxas de abertura e manutenção de conta, saques no exterior sem tarifas extras e descontos em programas de fidelidade. Internet grátis no exterior e parcelamento de compras, passando por programação de compra de dólares quando a cotação atinge um valor pré-determinado também estão disponíveis.
A maioria das instituições que trabalham com conta global oferecem compra de dólar comercial e tributação reduzida de 1,1% do IOF nas compras feitas no exterior — muito mais atrativa do que a alíquota de 5,38% para as compras internacionais com cartão de crédito emitido no Brasil. Essa redução ocorre porque, com uma conta global, a operação realizada é configurada como uma remessa para a conta de mesma titularidade no exterior.
Veja o que oferecem as contas globais e escolha a sua:
Procurados, Itaú e Santander não retornaram com informações sobre sua conta global até a publicação desta matéria. As informações de ambos os bancos foram retiradas de seus respectivos blogs.