SEUS DIREITOS

Como fazer reclamações contra bancos e fintechs no Banco Central

Passo a passo para registrar sua queixa sobre cobranças indevidas, tarifas abusivas e outros problemas com instituições financeiras

Bancos
Bancos | Imagem: Adobe Stock

Se você teve algum problema com um banco ou outro tipo de instituição financeira, como as fintechs, um dos caminhos é abrir uma reclamação no Banco Central (BC). Isso vale para casos como cobranças indevidas, tarifas abusivas ou falhas no atendimento, por exemplo.

Vale lembrar que o BC é o órgão regulador do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Na prática, é ele quem define as regras para bancos, cooperativas e outras instituições não bancárias. Sua função é também acompanhar, fiscalizar e supervisionar as atividades dessas instituições.

Agora veja o passo a passo para registrar reclamações:

1. Acesse o site do Banco Central

Acesse a página “Reclamação contra bancos e outras instituições financeiras”, disponível no site do BC. Em seguida, clique em “Registrar reclamação”. Nessa etapa, será solicitado que você faça login usando sua conta Gov.br. Caso ainda não tenha essa conta, será necessário criá-la antes de prosseguir. Esse sistema garante a segurança e a autenticidade dos dados durante o processo.

2. Informe detalhes sobre a reclamação

Ao acessar o sistema, você precisará indicar se está registrando uma reclamação em seu nome (ou seja, como pessoa física) ou em nome de uma empresa (pessoa jurídica). Na sequência, preencha informações como nome da instituição financeira, detalhes da reclamação e a data em que os fatos ocorreram.

3. Acompanhe o prazo de resposta

Após o registro, a instituição financeira terá até 10 dias corridos para dar a primeira resposta. Fique atento ao sistema e aos e-mails para verificar o status da sua solicitação.

O quadro abaixo também ilustra bem com o BC lida com as queixas que recebe de clientes das instituições financeiras.