SEGURANÇA

Febraban e CNF certificam com "Selo de Prevenção a Fraudes" 17 instituições

O Selo tem como objetivo reconhecer as que demonstram excelência no cumprimento de critérios rigorosos de prevenção, combate e conscientização sobre fraudes

Rodrigo Maia/CNF
Rodrigo Maia/CNF | Imagem: divulgação

A Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançaram o “Selo de Prevenção a Fraudes” nesta terça-feira (22/10). Foram certificadas 17 instituições.

O Selo tem como objetivo reconhecer as que demonstram excelência no cumprimento de critérios rigorosos de prevenção, combate e conscientização sobre fraudes. O Selo tem duração de 12 meses, com possibilidade de renovação após nova análise.

“A certificação busca assegurar que as instituições sigam as melhores práticas do setor, proporcionando maior segurança aos consumidores. A CNF, que gerencia o selo, trabalhará com uma consultoria independente para realizar a avaliação das candidatas, garantindo imparcialidade e critérios técnicos rígidos”, explicou Rodrigo Maia, diretor-presidente da CNF.

Segurança

Isaac Sidney, presidente da Febraban, ressaltou que a prevenção a fraudes é uma prioridade da entidade. Ele também destacou que os associados investem anualmente cerca de R$ 4 bilhões em sistemas de segurança da informação.

De acordo com a CNF e a Febraban, o selo atesta que as instituições financeiras certificadas possuem mecanismos eficazes para prevenir fraudes, além de seguirem boas práticas em áreas como cooperação externa no combate a fraudes, gestão de riscos, governança de segurança e procedimentos seguros para abertura de contas.ac Sidney, presidente da Febraban.

As tratativas para a definição do Selo de Prevenção a Fraudes começaram em 2023. Além da Febraban, a Zetta – associada à CNF que reúne instituições digitais -, e outras instituições financeiras definiram conjuntamente os requisitos necessários para a certificação. A governança do selo ficou sob a liderança da CNF, com o objetivo de expandir sua adoção por outras instituições de pagamento.

Veja os “aprovados

  1. Banco do Brasil
  2. BMG
  3. Bradesco
  4. BS2
  5. BTG Pactual
  6. BV
  7. C6 Bank
  8. Caixa Econômica Federal
  9. Daycoval
  10. Inter
  11. Itaú Unibanco
  12. Pan
  13. Safra
  14. Santander
  15. Sicoob
  16. Sicredi
  17. XP