Na edição deste ano da Black Friday, que ocorrerá oficialmente em 29/11, os brasileiros devem optar, principalmente, pelo Pix e cartão de crédito para pagar os produtos e serviços. Há uma preferência também por modalidades de parcelamento, seja via cartão, seja por meio do sistema de pagamento instantâneo. É o que indicam diversas pesquisas, divulgadas recentemente.
De acordo com o levantamento encomendado ao Datafolha pela Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, em 2024 a Black Friday deverá movimentar R$ 15,8 bilhões, alta de 2,1% em relação ao ano passado. A maioria das pessoas, ou 61%, pretende gastar até R$ 1 mil. Em média, os consumidores planejam desembolsar R$ 1.380, mesma quantia observada em 2023.
O cartão de crédito é o instrumento predileto para 44% dos entrevistados. Em seguida, vêm o Pix (38%), dinheiro (22%), cartão de débito (17%), boleto bancário (4%) e cartão de loja (2%). Conforme a pesquisa da Abecs, que ouviu cerca de 2 mil pessoas no mês passado, a preferência pelo cartão é maior entre os consumidores das classes A e B, chegando a 59%. Entre quem recorre ao cartão, 85% pretendem parcelar suas compras.
A mesma tendência é observada em uma pesquisa realizada pela Getnet (do Santander), feita com comerciantes do Brasil todo. Segundo o levantamento, um quarto dos empreendedores citam o crédito parcelado como método de pagamento preferido de seus clientes, mesma porcentagem dos que escolhem pagar com Pix na maquininha de cartão. O crédito à vista aparece em 18% das respostas e o débito, em 13%. Já o Pix direto na conta da empresa respondeu por 8% do total, enquanto o Pix na conta pessoal ficou com 7%.
“As dificuldades econômicas e o aumento da inadimplência se refletem na preferência do consumidor por compras de crédito parceladas”, disse Fabio Coelho, vice-presidente de Finanças e Administrativo da Getnet Brasil. “Também é importante ressaltar a consolidação do Pix como meio de pagamento.”
Outra pesquisa, esta feita pela fintech Zoop (do iFood) em parceria com a PiniOn com 1 mil pessoas em outubro, aponta que o brasileiro escolherá pagar suas compras na Black Friday com cartão de crédito (36%) e Pix (33%), principalmente. Entre os meios menos utilizados estão carteira digital (3%), dinheiro em espécie (4%) e cartão de débito (7%). Além disso, 96% dos brasileiros dizem que o Pix facilita as compras online.
No mês passado, o Mercado Livre também revelou em pesquisa que 85% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday neste ano. Entre os meios de pagamento preferidos, o cartão de crédito se destaca, com mais de 50% dos consumidores planejando utilizá-lo. O parcelamento também segue forte, com mais de 60% dos compradores optando por dividir as compras em até seis vezes. O levantamento foi feito com 27 mil pessoas em outubro.